Agronegócio é um dos setores mais impactados pelo custo logístico

Estudo foi feito pela Fundação Dom Cabral e revela que as empresas gastam mais de 12% do faturamento bruto com custos logísticos

Datagro

Publicidade

As empresas brasileiras gastaram, em média, 12,37% do seu faturamento bruto com custos logísticos nos últimos três anos. É o que aponta o estudo “Custos Logísticos no Brasil”, elaborado pela Fundação Dom Cabral (FDC). 

Segundo a pesquisa, de 2015 em diante, as corporações tiveram de desembolsar R$ 15,5 bilhões a mais em despesas com infraestrutura logística. De acordo com o levantamento, o agronegócio é um dos setores em que o impacto logístico pesa mais para a atividade ao lado de mineração e construção. 

O estudo ressalta que o elevado valor pago pelas empresas brasileiras está relacionado à falta de investimentos em infraestrutura logística. O relatório assinala que enquanto o Brasil investe 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em logística, China e Índia investem 2,5%. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O documento pontua, ainda, que a dependência do modal rodoviário, que registra participação de 75,9% dos serviços de transporte no País é outro significativo gargalo logístico do País.