Ampla oferta pode derrubar ainda mais os preços do café

Preços atuais do produto desagradam os produtores; chuva no momento certo favorece a produção

Datagro

Publicidade

A expectativa é que o Brasil colha em 2018 uma safra de café boa em quantidade e qualidade, disse o diretor-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, nesta terça-feira (24), em São Paulo (SP), durante a entrega da premiação da 14ª. Edição Especial dos Melhores Cafés do Brasil – Safra 2017.

Dirigente destaca qualidade e quantidade do café que serão produzidos no Brasil neste ano

“As chuvas vieram no tempo certo e a produção deve ser boa em volume e qualidade”, ressaltou. Entretanto, segundo o dirigente, existe o receio que a ampla oferta reduza ainda mais os preços pagos pelo café, que hoje já não agradam os produtores. De acordo com a Conab, a safra brasileira deve se situar em torno de 58 milhões de sacas.

Nathan salientou que o cafeicultor brasileiro vem fazendo a lição de casa ao investir em grãos de qualidade, que valem entre 10% a 15% mais que o tradicional. Neste cenário, o dirigente pontuou que o desafio é exportar o produto industrializado – além do café verde – por meio da ampliação, por exemplo, da disponibilidade de cafés superiores e/ou gourmet. “O mercado internacional não compra qualquer café, quer café de qualidade, e isso nós temos.”

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com Nathan, iniciativas de marketing e promoção como “Cafés do Brasil” precisam ser permanentes. “Até hoje nos restringimos a ações esparsas e isoladas”, assinalou, acrescentando que se trata de um esforço que exige muitos recursos – o que é um impedimento -, mas que com o tempo vai gerar resultados. “A Apex e entidades, como a associação de cafés especiais e a própria Abic estão empenhadas em promover o café brasileiro em feiras, eventos, no varejo internacional.”

Ademais, na avaliação do dirigente, a indústria também precisa se ater à exigência de qualidade no mercado doméstico. “O consumidor brasileiro está mais bem informado, exigente, quer e paga por café de qualidade. Precisamos entregar o que o consumidor deseja.”