APBA critica tarifas impostas pela China ao frango brasileiro

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) manifesta seu protesto diante da decisão do Ministério do Comércio da China (MOFCOM) pela aplicação de medidas de tarifas à carne de frango brasileira, como direito antidumping provisório

Datagro

Publicidade

A associação reafirma que não há qualquer nexo causal entre as exportações de carne de frango do Brasil e eventuais situações mercadológicas locais. Os esclarecimentos apresentados pelo setor produtivo e pelas agroindústrias exportadoras deixaram clara a ausência de qualquer possível dano aos produtores e ao mercado chinês.

A entidade considera que a determinação da medida é um retrocesso nas boas relações comerciais construídas por brasileiros e chineses ao longo desta década, bem como na parceria visando à complementaridade na garantia da segurança alimentar da China. 

Apesar de uma potencial retração no desempenho dos embarques em toneladas, o fluxo comercial deverá ser mantido mesmo com a imposição da medida, frente à necessidade e alta demanda do mercado chinês. Em 2017, o país asiático foi destino de 391,4 mil toneladas de carne de frango do Brasil, equivalente a 9,2% de tudo o que o país embarcou no período.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A investigação foi iniciada em agosto de 2017, por solicitação de produtores locais. O processo conduzido pelo Governo Chinês contemplou, inclusive, empresas que não exportam para o país asiático. A decisão é provisória.  A medida final será anunciada em agosto deste ano. A ABPA informa que continuará a trabalhar no âmbito do processo, buscando reverter a decisão imposta temporariamente.