Exportações brasileiras de café recuam 8,4% na safra 2017/18

As exportações brasileiras de café encerraram o ano safra 2017/18 com 30,3 milhões de sacas embarcadas, queda de 8,4% sobre o montante embarcado no ciclo anterior

Datagro

Publicidade

 Em relação às receitas cambiais, o valor chegou a US$ 4,9 bilhões, também um recuo de 14,3% sobre o período anterior, informou o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

No ano safra 2017/18, o café arábica representou 86,4% das vendas totais do produto. No entanto, a entidade destaca a alta nos embarque do tipo robusta, que registrou forte elevação de 140,9% no ano safra 2017/18, quando foram enviadas ao exterior 278.425 sacas.

“O desempenho poderia ter sido cerca de 5% melhor, se não fosse a forte redução de oferta do café conilon, causada por questões climáticas que afetaram as safras de 2014/15 e 16. A queda na produção criou uma expectativa junto aos produtores que resultou na elevação de preços, ficando em patamares superiores aos praticados pelo mercado internacional e inibindo a exportação”, destaca, em nota, o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 

Considerando apenas o mês de junho, o país exportou 2.470.289 sacas de café, crescimento de 12,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, com receita cambial de US$ 363,4 milhões, queda de 1% em relação a junho de 2017.

Destaque aqui para a entrada da variedade conilon (robusta) cujos volumes foram superiores ao mesmo período dos dois anos anteriores, demonstrando a importante recuperação dessa variedade, prejudicada pela forte estiagem ocorrida no Espírito Santo em 2015/16. Além disso, reflete também o escoamento dos volumes não embarcados no mês de maio, devido à greve dos caminhoneiros.

Continua depois da publicidade

Com resultado menor neste ano safra, o presidente do Cecafé projeta resultados positivos para o próximo ciclo. “Diante das estimativas para a próxima safra, que indicam um número recorde de 58 milhões de sacas, segundo a Conab, devemos fechar o ano civil com uma boa performance e, certamente, vamos recuperar o espaço perdido no mercado consumidor no exterior”.