Para presidente do BC, blockchain é “revolucionária”, mas moedas digitais possuem dois defeitos

Tecnologia possui um futuro brilhante dentro dos bancos centrais, afirma Ilan Goldfajn

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Na avaliação do presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, a criação do blockchain, tecnologia por trás do Bitcoin e que é a base para o funcionamento da moeda, é “revolucionária” e tem um futuro brilhante dentro dos bancos centrais pela capacidade de armazenar transações, mas o uso das moedas digitais ainda merece cuidado.

“Os bancos centrais querem a tecnologia e não querem a moeda. O blockchain é uma tecnologia que tem um futuro brilhante dentro dos bancos centrais”, afirmou Goldfajn, em entrevista ao jornal O Globo, que destacou justamente a capacidade do blockchain em compilar todas as transações que ocorreram no sistema.

Sobre as moedas digitais, em especial o Bitcoin, o presidente do BC afirma que elas ainda possuem dois “defeitos” que nenhum banco central compactua: “o aspecto de moeda sombra, de moeda do mercado paralelo”. Segundo ele, as moedas digitais não podem abrir espaço para esse tipo de mercado e dar espaço para esse tipo de transação.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, a ideia de que podem ser utilizadas como pirâmides financeiras também não é bem vista por Goldfajn: “sob ponto de vista técnico, você só compra porque você acha que vai subir. As pessoas compram de você porque acho que vai subir mais. Isso leva a crer que sobre o tempo todo. Isso não é verdade”, ressaltou.

Quer aprender mais sobe Bitcoin? Baixe gratuitamente o melhor livro sobre o assunto já escrito no Brasil