Sonho virando realidade? Gigante asiático deseja criar primeira moeda digital estatal

"A falta de valor ancorante determina inerentemente que Bitcoin nunca pode ser real", avalia Yao Qian

Rafael Souza Ribeiro

Publicidade

SÃO PAULO – Uma das grandes críticas quanto ao avanço das moedas digitais como meio de pagamento é a falta do carimbo do governo como garantia de lastro das transações. Porém, esse “problema” pode estar com os dias contados: de acordo com Yao Qian, diretor de moedas digitais do Banco Central Chinês, uma criptomoeda emitida pelo governo irá suprir a falta de valor de criptomoedas como o Bitcoin.

Segundo o diretor, uma moeda digital emitida pelo estado teria poder maior de controlar as fortes flutuações, outro problema apontando pelo críticos como um impedimento das criptomoedas de serem um meio de pagamento viável, como daria valor e “credibilidade soberana” aos negócios, como nos moldes de uma moeda fiduciária.

“O valor das criptomoedas, como o Bitcoin, vem principalmente da especulação do mercado. Será um desastre para reconhecê-lo como uma moeda real. E a falta de valor ancorante determina inerentemente que Bitcoin nunca pode ser real”, finalizou o diretor de moedas digitais do Banco Central Chinês.