Mineração de Bitcoin já consome mais energia do que 159 países juntos

Se todas as máquinas ligadas a blockchain do Bitcoin fossem uma nação, este país fictício ocuparia o 61º lugar em consumo de energia

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Se no começo minerar bitcoin era algo que qualquer um podia fazer em casa, hoje, devido ao alto número de transações, fazer isso com um simples computador é praticamente impossível. E um dado recente levantado pelo Digiconomist mostra exatamente esta realidade do alto gasto de energia consumida pela mineração da moeda.

Para se ter uma ideia, todo a mineração de bitcoin no mundo consome um total de 29,05 de TWh (Terawatt-hora) de eletricidade anualmente – o que equivale a 29 bilhões de kWh (Quilowatt-hora). Minerar já gasta mais eletricidade que Irlanda, Croácia, Uruguai e Equador. Na África, apenas três países consomem mais: Egito, África do Sul e Argélia.

Segundo a Power Compare, a mineração de bitcoin já é responsável por 0,13% do consumo total global de eletricidade. Este valor em porcentagem parece baixo, mas é superior ao gasto de 159 países juntos, incluindo boa parte dos países da África e América Central, além de países na Ásia e Oriente Médio.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Se todas as máquinas ligadas a blockchain do Bitcoin fossem uma nação, este país fictício ocuparia o 61º lugar em consumo de energia. No caso do Brasil, o país fica em oitavo no ranking dos que mais gastam eletricidade, sendo que a atividade de mineração de bitcoin consome o equivalente a 5,61% da demanda brasileira.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.