Bitcoin deveria ser morto por reguladores, diz ex-presidente da SEC

Mary Schapiro é categorica: o ideal é que reguladores fechem as portas para as criptomoedas  

Paula Zogbi

Publicidade

NOVA YORK* – Mary Schapiro, presidente da SEC (Securities and Exchange Commission, a CVM norte-americana) entre 2009 e 2014, é entusiasta do Blockchain como medida protetora e veículo de inovação para inúmeras indústrias. Mas tem uma opinião oposta a respeito do Bitcoin e de outras criptomoedas.

“A regulação pode garantir algumas frentes inovação e pode matar outras”, disse a economista em painel no evento Oracle Modern Finance Experience, em Nova York. “O Bitcoin é uma inovação que eu adoraria que os reguladores matassem”.

Sua opinião vem, principalmente, da preocupação com a pessoa física. “A volatilidade é gigantesca, existem problemas de valuation, fraudes, manipulação, ataques eletrônicos”, enumera. Quem perde neste cenário, opina, são pessoas reais e comuns. “Quando você coloca as economias de toda a sua vida em um ativo como esse, as quedas que temos visto são um baque enorme, e não há forma de evita-las”.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Como órgão responsável pela proteção dos investidores, Schapiro acredita que a equipe da SEC deve colocar o máximo possível de recursos justamente nesta questão. Mas também há outra frente que a preocupa: a lavagem de dinheiro.

Enquanto parte dos investidores e entusiastas das criptomoedas comemora o fato de elas não serem rastreáveis, a economista vislumbra neste fator a impossibilidade de garantir a segurança e a legalidade de transações utilizando moedas digitais.

*A jornalista viajou a convite da Oracle

Continua depois da publicidade

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney