Hackers “sequestram” roteadores no Brasil para minerar criptomoedas; saiba se proteger

O ataque já atingiu pelo menos 170 mil aparelhos da marca MikroTik no mundo todo, sendo que a maioria está no Brasil

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Na última semana, um ataque hacker passou a sequestrar roteadores para usar o tráfego na internet para minerar a criptomoeda Monero. A informação foi dada pela SpiderLabs, braço de pesquisa da Trustwave. O ataque já atingiu pelo menos 170 mil aparelhos da marca MikroTik no mundo todo, sendo que a maioria está no Brasil.

Com este ataque, o hacker assume o controle dos roteadores e insere um código na máquina do usuários, conseguindo minerar a moeda digital sem que a pessoa saiba. Esta falha não é exatamente uma novidade e desde abril a fabricante dos aparelhos já liberou uma correção, mas poucas pessoas baixaram a atualização do sistema.

Vale destacar que o processo de mineração não prejudica diretamente o sistema como um vírus, mas pode atrapalhar o bom funcionamento dos aparelhos usados, como notebooks, smartphones e tablets. Isso porque a mineração consome bastante energia e processamento, podendo deixar a máquina lenta e até reduzindo sua vida útil por conta do aquecimento interno do aparelho.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Neste ataque que ocorre agora os roteadores não são usados para realizar a mineração – até porque eles têm pouco poder de processamento -, sendo que os aparelhos são infectados para que o código de mineração sequestre o poder dos computadores. Isso pode ocorrer ou pelo próprio roteador ou pela infraestrutura de rede que está por trás de um site, ou seja, apesar de se falar do ataque nos roteadores da Mikrotik, outros aparelhos podem ser afetados.

Para quem possui um aparelho da marca Mikrotik, a melhor forma de resolver o problema e se proteger é atualizando o software, acessando a página de downloads da empresa. Em seguida, é preciso escolher a versão mais recente (coluna onde está escrito current) e baixar o arquivo no computador.

Feito isso, o usuário deve abrir o programa Winbox, que acompanha os roteadores da marca, inserir o IP do roteador e a senha de acesso. Na lateral, clique em “files” e arraste o arquivo baixado para a janela que abrir, dando início à atualização. Quando o processo terminar, vá em “system” e clique em “reboot” para reiniciar o roteador, que agora está atualizado e protegido.

Continua depois da publicidade

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.