Analisando a dominância do Bitcoin no mercado de criptomoedas

De acordo com o site CoinMarketCap, a dominância do Bitcoin está hoje em 56%, o maior desde 15 de dezembro do ano passado

Equipe CryptoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O indicador de dominância do Bitcoin é o percentual da capitalização do bitcoin em relação a capitalização total do mercado de criptomoedas. Indicador esse que vem crescendo nos últimos 4 meses.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

De acordo com o site CoinMarketCap, a dominância do Bitcoin está hoje em 56%, o maior desde 15 de dezembro do ano passado. Esse aumento ocorre ao mesmo tempo em que o valor total do mercado sofre uma queda abrupta.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Desde 7 de janeiro deste ano, a capitalização de mercado total das criptomoedas caiu cerca de 76% – de $826 bi para $200 bi. No mesmo período, a dominância do BTC cresceu 23,5% atingindo o valor de 56%.

Apesar do bitcoin estar numa tendência de queda, tendo o seu preço atual 68% menor desde sua alta histórica, o aumento de sua dominância sugere que investidores estão comprando mais BTC do que outras criptomoedas.

dominance_13_09

Mas o que significa a dominância do Bitcoin?
Esse indicador é utilizado para medir o quanto o mercado de BTC vale, como um percentual do valor de todas as criptomoedas. Durante mudanças prolongadas no mercado, também é possível destacar se a demanda por bitcoin está se mantendo acima da média do mercado.

Continua depois da publicidade

Quando o valor do mercado começou a subir, a dominância pelo BTC declinou. Ao olhar entre fevereiro e junho do ano passado, a participação do Bitcoin no mercado caiu de 85% para 37%.

Embora o valor do Bitcoin tenha praticamente triplicado nesse mesmo período, outras criptomoedas começaram a receber a atenção dos investidores. Ether, a moeda com o 2º maior valor de mercado, viu sua dominância de mercado aumentar de 17% para 31%. Apesar da alta, seu preço despencou 85% desde sua máxima em apenas 7 meses.

Bitcoin é a moeda usada como porta de entrada para muitos investidores. O BTC é listado em praticamente todas as corretoras de criptomoedas, é a moeda com maior destaque do mercado e possui uma volatilidade relativamente menor comparada com outras criptomoedas.

Ao analisar os dados coletados pelo Google Trends é possível destacar que, apesar das pesquisas pelo Bitcoin terem despencado desde janeiro desse ano, a palavra “bitcoin vem sendo pesquisada quase 10 vezes mais frequentemente do que “cryptocurrency” nos últimos 4 meses.

Quando esse mercado entra em um período de baixa, a dominância do BTC muitas vezes tende a aumentar. Sua volatilidade relativamente menor do que outras moedas incentiva os investidores a manter sua posição em BTC e sofrer perdas relativamente menores do que se estivessem posicionados em outra criptomoeda. Assim, o BTC se torna um ativo conveniente para investidores que procuram manter seu dinheiro em criptomoedas, mas querem minimizar o risco.

Quer receber análises e recomendações de criptomoedas de um dos maiores especialistas do Brasil? Clique aqui e assine o CryptoInsights