PwC anuncia serviço de auditoria baseado em Blockchain

A PwC enxerga um enorme potencial para o uso da blockchain, desenvolvendo os recursos para auxiliar instituições financeiras, empresas de tecnologia e startups a usufruírem dessa tecnologia transformadora.

Equipe CryptoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – A PriceWaterhouseCoopers, uma das 4 gigantes de auditoria conhecidas como “Big Four”, vem dando suporte a diversos projetos envolvendo a tecnologia blockchain. Na última sexta-feira (14), a empresa anunciou um serviço de auditoria baseado em blockchain que procura encorajar as pessoas a utilizar a tecnologia ainda considerada recente, de acordo com o The Wall Street Journal.

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Clique aqui e abra sua conta na Clear

Como mencionado em seu site, a PwC enxerga um enorme potencial para o uso da blockchain em serviços financeiros, assim desenvolvendo os recursos estratégicos e de implementação necessários para auxiliar instituições financeiras, empresas de tecnologia e startups a usufruírem dessa tecnologia transformadora.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Apoiando a Adoção da tecnologia Blockchain
A PwC acredita que, ao prover esse serviço, o público ficará cada vez mais confortável com a tecnologia.

A. Michael Smith, parceiro da PwC que supervisiona soluções internas de auditoria de tecnologia, relatou ao The Wall Street Journal que o serviço fornece uma solução onde sua validação ocorre de forma independente, assim garantido que a tecnologia esteja operando conforme o esperado.

O uso de uma blockchain permite um registro imutável das transações realizadas utilizando um livro-contábil digital. Enquanto a tecnologia vem sendo associada a criptomoedas até o presente momento, suas possibilidades vão muito além.

Continua depois da publicidade

Ela permite uma verificação online de identidade, gestão de supply chain e auditoria para transações financeiras, dentre outras funções. No caso de auditoria para transações financeiras, a tecnologia pode assumir parte da função do próprio auditor.

A empresa reconhece os obstáculos para a adoção dessa tecnologia. Isso inclui preocupações relacionadas ao Compliance em empresas e organizações, assim como preocupações sobre gerenciamento de riscos e controles corporativos.

Embora a blockchain seja frequentemente considerada à prova de qualquer alteração em seus registros, sua adoção vem apresentando problemas semelhantes à implantação de qualquer tecnologia da informação. Vicki Huff, líder de inovação global pela PwC afirmou que muitos times de Compliance ainda não sabem o que fazer ou como se posicionar em relação a tecnologia blockchain.

A necessidade demonstrada pelos próprios clientes
Ao reconhecer tais preocupações entre seus próprios clientes que começaram a usar a tecnologia blockchain, a PwC se sentiu motivada a desenvolver sua nova solução. O serviço permitirá que os próprios usuários dentro de uma empresa visualizem, testem e monitorem transações no blockchain quase que em tempo real.

Um de seus maiores clientes é uma bolsa de valores que precisa verificar e validar o seu processo de pagamento baseado em tecnologia blockchain. Outro cliente, um fornecedor de carteiras digitais, está utilizando o produto para verificar o processamento de suas transações. Quando perguntando sobre quem seriam esses respectivos clientes, a PwC preferiu não os revelar.

Quer receber análises e recomendações de criptomoedas de um dos maiores especialistas do Brasil? Clique aqui e assine o CryptoInsights