O que é Initiative Q: fraude ou o novo Bitcoin?

Projeto ganhou as rodas de discussão de criptomoedas e grupos de Whatsapp com pessoas compartilhando convites

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – É bem provável que nas últimas semanas você tenha recebido em algum grupo de WhatsApp sobre uma tal de Initiative Q e que ela é o “novo Bitcoin” e fará você ganhar muito dinheiro. E receber essa mensagem de muita gente pode até ser um sinal de que a coisa é séria – mas é exatamente o oposto disso.

A promessa é tentadora: ganhar milhares de dólares “de graça”, sempre precisar pagar nada ou passar dados importantes como conta de banco ou cartão de crédito.

Muita gente ainda não entende direito o que é essa iniciativa, ainda mais com tantas comparações com o mundo das criptomoedas. Mas a Initiative Q se vende de forma diferente, e é por isso que o InfoMoney conversou com especialistas e estudou o projeto para explicar como funciona e se ele é uma fraude ou não.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O que é Initiative Q?
Basicamente, a empresa se vende como “a rede de pagamento do amanhã”. Baseado na ideia de que o uso de dinheiro e cartões de crédito está ultrapassado, a Initiative Q diz que será uma nova forma de pagar pelas suas compras, com segurança e rapidez.

A empresa parte da narrativa de que, se alguém construir um sistema de pagamento com novas tecnologias e conseguir cada vez mais pessoas para utilizarem seus serviços, este sistema pode se tornar global. “Imagine se esse sistema criasse uma moeda global exclusiva (única). Vamos chamá-la de ‘Q’. De acordo com os modelos econômicos, o valor de todas as ‘Qs’ seria de vários trilhões de dólares”, dizem os criadores do projeto.

Agora, preste atenção, ninguém explicou como – e por quê – este sistema irá se tornar global. O que eles estão vendendo aí é apenas um sonho. É como você ver um programa de calouros na TV e investir em um cantor achando que ele será uma estrela de música.

Continua depois da publicidade

Desde que surgiu, uma das maiores dificuldade do crescimento do Bitcoin tem sido a questão regulatória. Países ainda discutem a adoção da criptomoeda como meio de pagamento, isso sem falar na “briga” com os bancos, que claramente são ameaçados por este ativo. Então por que eu devo acreditar agora que o “Q” irá se tornar um meio de pagamento global?

Como funciona?
Você adquire de graça os seus “Qs” e, se a promessa de que eles serão amplamente utilizados, eles irão se valorizar e você ganhará muito dinheiro. E não é preciso pagar nada por eles e nem dar dados de conta bancária ou cartão, apenas o seu nome e e-mail.

Porém, para conseguir as suas moedas, não há como se cadastrar ou comprar pelo site, é preciso receber um convite de quem já faz parte da iniciativa. Além disso, para se conseguir mais “Qs” é preciso cumprir certas tarefas sendo a principal – e única revelada até agora -, convidar amigos. E é por isso que isso está se tornando tão viral.

Todo usuário que entra ganha uma certa quantidade de Qs, desde que cumpra estas tarefas. Mas a empresa pede que os interessados corram porque quanto mais pessoas aderirem, menor será a recompensa dos novos integrantes da iniciativa.

“Q” é o substituto do Bitcoin?
Apesar de citar várias vezes o Bitcoin, a Initiative Q diz que não é uma criptomoeda e o principal fato que explica isso é que a “Q” não pretende ser descentralizada, com a empresa por trás desta moeda atuando como um banco central.

Não há blockchain, mineração ou qualquer outro método para se criar novas moedas. Segundo a empresa, uma das razões para isso é evitar o consumo exacerbado de energia no processamento das operações. Já a segurança, segundo eles, vai ser garantida com “um robusto sistema de confiança e governança”.

Fundador do PayPal por trás do projeto?
Muitas das pessoas engajadas no projeto usam como argumento para qualificar a Initiative Q o fato de ter o fundador do Paypal por trás. Mas isso não é verdade, o que existe é um executivo que já chegou a trabalhar na empresa de pagamento.

Segundo a empresa, estão por trás do projeto Lawrence White, um economista que passou a ser conselheiro da Initiative Q, e o empresário Saar Wilf, que aparece como fundador e este sim tem relação com o PayPal.

Wilf criou e vendeu uma startup chamada Fraud Sciences para o PayPal em 2008 por US$ 169 milhões. Ele chegou a trabalhar um tempo ainda na companhia, mas logo saiu.

Initiative Q é uma fraude? É pirâmide?
A pergunta que todo mundo está fazendo é se vale a pena investir nessa modalidade. A princípio, não haveria problema, até porque é de graça. Chamar de fraude é muito difícil, até porque não há como comprovar nenhuma irregularidade comprovada. Pirâmide também não (ainda), já que não há transferência de lucro dos membros antigos para os novos.

Então qual o perigo? Simples. Ter apenas o e-mail de milhares de pessoas já é algo que pode criar grandes problemas.

Um deles, por exemplo, é o chamado “password spray”. Pense que, agora, os executivos desta iniciativa têm uma base gigante de e-mails e que muitos destes endereços são os usados normalmente por estas pessoas. Com essa técnica, eles usam computadores para tentar descobrir senhas em diferentes exchanges. Se algum caso der certo, já sabe o que vai acontecer com suas criptomoedas.

Mas este caso pode parecer extremo demais para algumas coisas. Então pense em algo mais simples: usar esta lista de e-mails para fazer uma forte campanha de marketing, trabalhando com esta base para vender produtos ou criar uma nova campanha para conseguir tornar real a rede da Initiative Q.

Pode parecer clichê, mas é a verdade: “não existe almoço grátis”. Não dá para confiar nestes super projetos que prometem revolucionar o mundo e ainda te deixar milionário no meio do caminho. E no mundo em que vivemos, saiba que com apenas um e-mail é possível te dar um grande prejuízo. Não acredite em ganhar dinheiro fácil assim. A Initiative Q não é comprovadamente uma fraude, mas tem cara de uma.

Domine o ativo que mais valorizou na última década: baixe o ebook Bitcoin – A Moeda na Era Digital – é de graça!

Tópicos relacionados

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.