Brasil será incendiado por mobilizações sociais se Temer assumir a presidência, diz Boulos

Segundo o líder do MTST, o vice não terá legitimidade para presidir o País e, "junto com o golpe vem um pacote de terra arrasada"

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o líder do MTST Guilherme Boulos afirmou que, se o vice-presidente Michel Temer assumir a presidência, o Brasil vai ser incendiado por mobilizações sociais. 

“Com Temer, junto com o golpe vem um pacote de terra arrasada, de devassa nos direitos sociais e de reforma trabalhista para acabar com os direitos trabalhistas”, destacou. “Dizer que o país vai ser incendiado por mobilizações sociais se vierem com esse programa é quase uma obviedade, não é nenhuma ameaça”.

Segundo o líder do MTST, o vice não terá legitimidade para presidir o País. “O governo Temer, se vier a ocorrer, vai padecer de um questionamento de legitimidade, de alguém que não foi eleito no voto direto e tem 1% das intenções de voto. Junto com o golpe vem um pacote de devassa nos direitos sociais, trabalhistas. Isso intensificará mobilizações e aprofundamento do conflito social.”

Continua depois da publicidade

Ele ainda questionou uma ação feita pelo PSDB e DEM contra ele por incitar a violência: “se Temer de fato ousar vir com essa pauta que anunciou, ele vai convulsionar a sociedade. Dizer que vai fazer união nacional com reforma trabalhista que ataca direitos sociais é uma piada. O Brasil vai ser tomado por greves, mobilizações, lutas diárias, ocupações. Outro dia eu disse isso e o DEM e o PSDB entraram na Justiça pedindo a minha prisão, dizendo que eu estava incitando a violência. É importante fazer um esclarecimento sobre isso. Um governo que generaliza a terceirização, que vai fazer a desindexação do salário mínimo, vai atacar a aposentadoria, como você acha que vai ser a reação dos trabalhadores? Vão usar os instrumentos que têm, vão fazer greve, paralisações. Se um governo quer acabar com o Minha Casa, Minha Vida, extinguindo o subsídio público, como você acha que vai ser a reação das seis milhões de famílias que não têm moradia? Fazer ocupação.” Para ele, o programa do PMDB “Ponte para o Futuro” tem uma agenda tão liberal que “até Fernando Henrique Cardoso ficaria envergonhado”. 

Especiais InfoMoney:

Carteira InfoMoney rende 17% no 1º trimestre; 5 novos papéis entraram no portfólio de abril

Trader que perdeu R$ 285.000 com Telebras conta como deu a volta por cima

André Moraes diz o que gostaria de ter aprendido logo que começou na Bolsa

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.