“Estão nos massacrando, mas não pensem que o PT está morto”, diz Gleisi Hoffmann

Para entender como os diferentes nomes da sigla interpretaram as acusações e os próximos passos que deverão ser tomados na defesa de Lula e da imagem do partido, o InfoMoney entrevistou alguns dos presentes; confira

Marcos Mortari

Publicidade

SÃO PAULO – Parlamentares petistas, ex-ministros e militantes do partido acompanharam ontem o pronunciamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em resposta à formalização da acusação contra ele feita pela força-tarefa da Operação Lava Jato. Para entender como os diferentes nomes da sigla interpretaram o episódio e os próximos passos que deverão ser tomados na defesa de Lula e da imagem do partido, o InfoMoney entrevistou alguns dos presentes. Veja os destaques:

Gleisi Hoffmann (PT-PR):não pensem que o PT está morto[assista ao vídeo a seguir]

Afonso Florence (PT-BA), líder do partido na Câmara: “A fala do presidente Lula e a reação do Diretório Nacional são uma demonstração de que a reação será à altura das infrações cometidas com uma acusação reconhecidamente sem provas. É um ataque político e nossa defesa é a defesa da democracia, das conquistas do povo brasileiro, do patrimônio partidário, do próprio partido e do presidente Lula. Vamos reagir à altura, que é, com o apoio do povo, lutar pela preservação desse conjunto de conquistas”.

Continua depois da publicidade

Cristiano Zanin, advogado de Lula: “Essa discussão em torno de ‘organização criminosa’ é uma discussão que está no Supremo Tribunal Federal. Em primeiro lugar, não cabia ontem qualquer tipo de discussão e muito menos apresentação de convicções em relação a esse assunto. O outro ponto é que aquela apresentação claramente está baseada em uma responsabilidade objetivo, ou seja, em uma tentativa de atribuir a alguém a prática de um crime apenas porque ocupou uma posição central de governo. Essa situação é incompatível com o direito penal, que não admite a responsabilidade objetiva”.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Marcos Mortari

Responsável pela cobertura de política do InfoMoney, coordena o levantamento Barômetro do Poder, apresenta o programa Conexão Brasília e o podcast Frequência Política.