Pesquisas eleitorais destacam Bolsonaro, Lula e Doria; para 71%, Moro irá condenar o petista

Diferentes pesquisas, com grupos específicos e separadas por regiões começam a traçar o cenário das eleições 2018

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Uma série de novas pesquisas foram divulgadas nesta quarta-feira (21), tanto eleitorais quanto com questões sobre a Operação Lava Jato. E juntando as diferentes informações apresentadas, um cenário coloca como favoritos para a eleição de 2018 o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o deputado Jair Bolsonaro e o prefeito de São Paulo João Doria.

Pesquisa do Instituto Paraná mostra que Jair Bolsonaro (PSC-RJ) lidera as intenções de voto no Distrito Federal. O deputado é preferência para 19,1% dos eleitores, enquanto Joaquim Barbosa, caso dispute, aparece em segundo, com 14,1%. O ex-presidente Lula é terceiro colocado, com 13,2% das intenções de voto.

Já uma pesquisa feita pelo grupo de estudos de mídia, religião e cultura da Umesp (Universidade Metodista de São Paulo) mostrou que os eleitores evangélicos colocam Lula, com 12,5% das intenções de voto, e Doria, com 11,56%, como os dois favoritos a serem o próximo presidente do País.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O levantamento aponta ainda o deputado Jair Bolsonaro (PSC) em terceiro com 8,25%. Na sequência está a evangélica Marina Silva (Rede), com 6,37%, seguida pelo juiz Sérgio Moro (não filiado a partido), com 4,72%. Além disso, a pesquisa mostra uma grande indecisão dos evangélicos: votos brancos e nulos somam 27,36% e os que não souberam ou não quiseram responder, 25%.

Saindo das pesquisas eleitorais, um outro levantamento do Instituto Paraná diz que 71% das pessoas acreditam que o juiz Sergio Moro vai condenar Lula no caso do triplex. Já 24% disseram que o ex-presidente será absolvido, enquanto 4,4% dos entrevistados não souberam opinar.

O instituto perguntou também se o magistrado persegue Lula. Segundo 61%, Moro não está perseguindo o ex-presidente. Enquanto 35,9% disseram que Lula é perseguido. E 3% não souberam opinar.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.