Ascensão de Barbosa chama a atenção do mercado e liga alerta na campanha de Bolsonaro

O nome do ex-ministro do STF ainda é visto como uma incógnita e seu nome em alta aumentou convites para que ele fale em embaixadas, corretoras e universidades

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO –  A possível candidatura de Joaquim Barbosa pelo PSB e a sua força nas pesquisas aguçou a curiosidade de diversos setores, inclusive do mercado financeiro, aponta a coluna Painel, da Folha de S. Paulo.

O ex-presidente do STF contou a integrantes do PSB que recebeu convites para falar em embaixadas, corretoras e universidades. 

Vale destacar que o seu nome ainda é visto como uma incógnita para os investidores, apesar dos jornais dos últimos dias destacarem que o ex-ministro do STF mescla ideias de cunho liberal, mas sem esquecer das pautas sociais. O provável candidato pelo PSB defende que um governo deve trabalhar com reformas estruturais, privatizações e a livre concorrência, ao mesmo tempo em que deve trabalhar pela redução de desigualdades e pela preservação de garantias fundamentais dos cidadãos.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Desta forma, com seu nome ganhando forças, os investidores ficarão de olho nos próximos sinais que ele deve dar. Neste sentido, vale destacar pesquisa divulgada pelo Poder360, que mostra Jair Bolsonaro e Joaquim Barbosa liderando os dois cenários estimulados de primeiro turno, enquanto no segundo turno Bolsonaro derrotaria Geraldo Alckmin e Barbosa venceria Bolsonaro. O ex-presidente do Supremo registra 37% contra 32% do deputado. 

Neste cenário, a coluna de Lauro Jardim, do jornal O Globo, destaca: apesar das pesquisas ainda não mostrarem Barbosa tirando votos de Bolsonaro, a equipe do deputado está em alerta.

Com Barbosa, Bolsonaro perde o monopólio do discurso do candidato limpo e defensor do combate à corrupção, um dos pilares de sua candidatura. Bolsonaro, que responde a uma denúncia por racismo no STF, também se preocupação com o voto do eleitorado negro, aponta a coluna.

Continua depois da publicidade

De qualquer forma, a expectativa é de que Barbosa adie o máximo a decisão oficial sobre a sua candidatura, mas não sem monitorar de perto as pesquisas e o seu potencial de votos. 

Quer saber mais sobre o cenário político e como se aproveitar dele? Clique aqui e assine o Mapa Político 

 

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.