William Waack: Brasil podia ter resolvido o problema da alta dos combustíveis há muito tempo

Em vídeo nesta quarta-feira (22), William Waack mostra que o Brasil perdeu a oportunidade de solucionar este problema no passado

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – O grande assunto da semana é a alta dos combustíveis, que levou a uma grande greve de caminhoneiros nos últimos dois dias, mas existe uma solução para o governo reduzir os preços de forma que não afete a Petrobras e não prejudique as contas públicas? Em seu comentário nesta quarta-feira (23), William Waack mostra que há um fator que poucas pessoas estão olhando.

Segundo ele, desde o início da semana, empresários ligados ao agronegócio estão levantando um assunto velho, mas que pouca gente ouviu falar, o Renova Bio, que é um programa de incentivo aos combustíveis renováveis. Este programa teria grande impacto tanto no diesel quanto na gasolina e, segundo Waack, foi uma solução antiga que poderia ter evitado os problemas atuais.

Waack lembra que o momento em que este programa surgiu, o mundo todo passou a olhar para os combustíveis renováveis, enquanto o Brasil, por conta da descoberta do pré-sal, seguiu incentivando os combustíveis fósseis. O Renova Bio é um programa que tenta solucionar o problema enérgico de forma sustentável, já que o Brasil é uma grande potencia neste sentido.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Por fim, ele reforça que o programa passou no legislativo, mas a lei está parada em Brasília aguardando aprovação. “Enquanto isso a gente vai ver caminhoneiros na rua, fazendo greves. A gente vai ver todo mundo reclamando nos postos de combustíveis, quando as causas são mais profundas e se devem aos nossos próprios erros”, conclui.

Confira o vídeo:

 

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.