Placas padrão Mercosul são suspensas temporariamente pela Justiça

Decisão partiu da desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal da 1º Região, em caráter liminar

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A adoção das placas do Mercosul no Brasil foi suspensa na última quinta-feira (11) pela desembargadora federal Daniele Maranhão Costa, do Tribunal Regional Federal da 1º Região, em caráter liminar – ou seja, temporariamente. O pedido de suspensão partiu da Aplasc, associação das empresas fabricantes e lacradoras de placas automotivas de Santa Catarina.

Segundo a decisão, a suspensão se baseia em dois motivos. O primeiro, de que na resolução que implementou as placas Mercosul, o Denatran é o responsável por credenciar as fabricantes de placas. A desembargadora, entretanto, afirma que o CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece que esta função cabe aos Detrans.

“A União não traz nenhum argumento que legitime a transferência de atribuição quanto ao credenciamento das empresas pelo Denatran, embora traga como justificativa a necessidade de solucionar problema relacionado ao direcionamento das atividades a determinadas empresas e o monopólio existente no setor”, escreveu a juíza na decisão.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O segundo motivo é de que o Brasil já deveria ter implementado o sistema de consultas e trocas de informação das novas placas antes que elas fossem adotadas pelos veículos.

“É impensável a adoção de um novo modelo de placas automotivas, que com certeza vai gerar gastos ao usuário, sem a contrapartida da implementação do sistema de informação integrado, sob pena de converter indevidamente a ordem das coisas”, escreveu a desembargadora.

O modelo de placas começou a ser adotado no início de setembro, primeiro no Rio de Janeiro. Na época, o Ministério das Cidades justificou que a iniciativa tinha como objetivo “padronizar a identificação de veículos nos países do bloco e trazer mais segurança”.

Continua depois da publicidade

O padrão Mercosul de placas foi lançado em 2014 e, desde então, já teve o prazo de adoção adiado três vezes. A última expectativa do governo era de que todos os estados adotassem o modelo até o final do ano.

O que muda
A placa Mercosul tem a mesma dimensão da antiga, mas possui 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números (exemplo: BRA 3A18). Na parte superior, apresenta o nome do país sobre uma barra azul e os brasões do estado e do município na lateral direita.

A cor de fundo da placa é sempre branca e não muda conforme o tipo de veículo como no modelo anterior. O que muda é a cor das letras, dos números e da borda da placa. A fonte será preta para veículos particulares, vermelha para comerciais, azul para carros oficiais, dourada para carros diplomáticos, verde para modelos especiais e prateada para veículos de colecionadores. 

Invista melhor o seu dinheiro. Abra sua conta na XP Investimentos.