Em minhas-financas / consumo

Menina de 9 anos compra viagem para Disney no valor de R$ 4.300 enquanto pai dormia

Pai da menina conta que seu primeiro pensamento foi de que ele tinha caído em um golpe

SÃO PAULO – Uma menina de 9 anos chamada Susan fez uma compra inusitada: usando a conta do PayPal no smartphone de seu pai, ela fechou uma viagem para a Disney de Paris, na França, para uma pessoa no valor de 1 mil libras, cerca de R$ 4.300, de acordo com o Daily Mail.

Ian Wilson, de 53 anos, contou que sua filha pegou seu celular de madrugada enquanto ele estava dormindo e comprou um pacote com vários passeios além da Disney. Dentro do valor total, ela montou um verdadeiro pacote turístico, incluindo 400 libras (cerca de R$ 1.718) gastas com a passagem de avião de sua cidade Lincolnshire, na Inglaterra, para Paris e hospedagem em hotel. E gastou mais 220 libras (cerca de R$ 943) em uma visita VIP à Torre Eiffel, além das 382 libras (cerca de R$ 1.640) nos ingressos do complexo da Disney.

Wilson, de 53 anos, só percebeu que a compra tinha sido feita três dias depois, quando notou que 1 mil libras haviam desaparecido da sua conta. Ele é inspetor de soldagem e mora com a esposa Tracey de 52 anos e mais dois filhos além de Susan.

Ele conta que seu primeiro pensamento foi de que ele tinha caído em um golpe.  "O meu pensamento imediato era que era uma fraude, então eu telefonei para o PayPal. Eles me disseram que os pagamentos tinham sido feitos a partir de um dispositivo que eles consideravam seguro e que eu já havia utilizado e não consideravam uma fraude”, explica Wilson.

"Então comecei a pesquisar o histórico do meu celular, quando vi os sites de viagem perguntei a Susan se tinha sido ela. Ela confirmou, mas claramente estava arrependida e triste. Ela não tinha ideia do que estava fazendo, nem pude castiga-la por isso”, disse o pai.

A viagem foi reservada por meio de um site alemão, enquanto os voos e o hotel foram reservados por meio da companhia aérea de baixo custo Bravofly. A menina admitiu que não sabe como fez a compra e que não sabe o que é a Torre Eiffel.

Assim que entendeu o que tinha acontecido, Wilson entrou em contato com o Banco Yorkshire onde tem sua conta corrente, com o Paypal e com as empresas de viagens na tentativa de recuperar o dinheiro. No entanto, ele não conseguiu o reembolso, porque as empresas alegaram que nenhuma fraude havia sido cometida.

Pouco tempo depois, o PayPal voltou atrás e devolveu o dinheiro ao pai afirmando que a situação foi classificada como uma "fraude amigável" e já aconteceu outras vezes.

Disney
(Shutterstock)

Contato