Em minhas-financas / consumo

Postos venderão gasolina até 40% mais baratas nesta quinta-feira

A iniciativa faz parte da 10ª edição do Dia da Liberdade de Impostos e tem o objetivo de chamar a atenção sobre a alta carga tributária

combustível etanol gasolina

SÃO PAULO - Supermercados, drogarias, shoppings, padarias, postos de combustíveis, restaurantes e concessionárias de veículos oferecerão descontos de até 70% em seus produtos nesta quinta-feira (24). A iniciativa faz parte da 10ª edição do Dia da Liberdade de Impostos e tem o objetivo de chamar a atenção sobre a alta carga tributária.

Segundo a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Jovem, que promove o evento, postos de gasolina venderão 100 mil litros de combustível com 40% de desconto, exatamente a alíquota de impostos que compõe o valor final. Os descontos em cosméticos podem chegar a 70%.

Durante a campanha, empresários de 15 estados e o Distrito Federal vão vender produtos sem o valor do imposto embutido – os tributos serão pagos pelas lojas patrocinadoras, mas não repassados aos consumidores. Os itens vão de roupas e cosméticos (caso dos shoppings participantes) até carro zero quilômetro.

“Além de proporcionar aos consumidores a aquisição de produtos mais baratos, a campanha estimula a conscientização sobre a complexidade e peso da carga tributária brasileira, sem retorno à altura em saúde, educação, segurança e transporte para a população”, explica Lucas Pitta, coordenador nacional da CDL Jovem.

Confira os estados participantes:

>> Amapá
>> Amazonas
>> Bahia
>> Ceará
>> Distrito Federal
>> Espírito Santo
>> Goiás
>> Mato Grosso
>> Minas Gerais
>> Paraíba
>> Pernambuco
>> Rio de Janeiro
>> Rio Grande do Norte
>> Roraima
>> Rio Grande do Sul
>> Santa Catarina
>> São Paulo   

O Brasil figura na lista dos países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. De acordo com o estudo Carga Tributária/PIB x IDH – Cálculo do Índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade – IRBES, o Brasil é o país com pior retorno à população em saúde, educação e segurança, nas esferas federal, estadual e municipal.

Publicado pelo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o documento traz análises dos 30 países que possuem as maiores cargas tributárias do mundo. Suíça, Coreia do Sul, Estados Unidos e Austrália lideram o ranking.

Quer investir em fundos imobiliários com TAXA ZERO? Clique aqui e abra sua conta na Rico Investimentos

Contato