9 razões para usar a mesma roupa todos os dias

Mark Zuckerberg faz isso, Steve Jobs também fazia. O que você está esperando?

Paula Zogbi

Publicidade

Que Mark Zuckerberg usa as mesmas roupas todos os dias – e Steve Jobs fazia o mesmo – qualquer pessoa observadora sabe. Mas nem todos entendem os verdadeiros motivos por trás dessa escolha, que tem até um nome: capsule wardrobe (ou guarda-roupa cápsula).

Alguns adeptos, psicólogos e pesquisadores já cansaram de anunciar motivos para convencer o resto da humanidade a seguir o movimento. Se você ainda está cético, confira 9 deles:

1 – Menos decisões
Existe na psicologia algo chamado “decision fatigue”, ou fadiga referente à tomada de decisões. Segundo estudos, a qualidade das decisões tomadas por um indivíduo é prejudicada após uma longa sessão de escolhas. Muitas vezes, a rotina no trabalho, estudo ou qualquer área da vida requer fazer escolhas ao longo do dia – então escolher a roupa de manhã pode ser uma escolha prejudicial à sua função principal.

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2. Mais tempo
Além de passar menos tempo na frente do armário e do espelho de manhã, pessoas que usam sempre o mesmo padrão de vestuário ganham tempo ao não precisar passar longas horas escolhendo o que comprar em lojas.

3. Menos estresse
“Será que essa roupa é formal demais? Curta demais? Vai me fazer passar calor?”. Todas essas perguntas geram ansiedade. Dispense.

4. Mais energia
Uma diversidade de roupas requer tipos diferentes de manutenção, maior organização no guarda-roupa e, provavelmente, mais roupa suja. Tudo isso gasta muita energia.

Continua depois da publicidade

5. Bem-estar
Pessoas cujas roupas são sempre as mesmas tendem a estar constantemente satisfeitas com sua aparência. Isso aumenta o nível de bem-estar.

6. Imagem icônica
Ter um “uniforme” cria coerência. Alice Gregory, escritora, definiu seu estilo ‘encapsulado’ como “icônico”. Para ela, a sensação é de maturidade, uma “maneira barata de sentir-se famosa”.

7. Menos despesas
Em 1930, as muheres possuíam, em média, 9 roupas. Hoje, o mesmo número é 30. Não é preciso dizer que o segundo cenário custa mais dinheiro.

8. Organização
Armários menores e mais organizados abrem espaço para outras prioridades em um lar.

9. Paz
A atriz Drew Barrymore escreveu um artigo sobre como sua relação com roupas mudou, principalmente após ter filhos. Após adotar a filosofia do minimalismo, conseguiu chegar em um equilíbrio: sua moda agora é “mais calma e pacífica”

Invista o dinheiro que economizou comprando menos roupas: abra uma conta na XP – é de graça!

Tópicos relacionados

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney