10 dicas para economizar nas compras de material escolar

Pesquisar os gastos com antecedência, consultar os preços de diferentes lojas e conversar muito com as crianças são elementos chave

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – As compras de material escolar no começo do ano fazem parte da rotina de muitos brasileiros — e podem pesar no bolso. Um relatório divulgado pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos socioeconômicos mostra que os custos do setor de educação e leitura no Brasil cresceram mais de 5% em 2018.

Com a lista de materiais em mãos, a compra exige dos pais muito mais do que apenas ir à lojas. É preciso pesquisar os melhores preços, conversar com as crianças, conferir o orçamento disponível e analisar o impacto que estes gastos vão causar no planejamento familiar.

Pensando nisso, a empresa de informações de crédito Boa Vista, que administra um banco de dados de 130 milhões de empresas e consumidores, reuniu 10 dicas que podem auxiliar na hora de comprar o material escolar para as crianças. Confira:

Masterclass Gratuita

Rota Liberdade Financeira

Aprenda a investir e construa um patrimônio do zero com o treinamento exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

  1. 1. Pesquise, pesquise e pesquise

Antes de sair para as compras, é fundamental pesquisar os preços em casa. Conferir os sites das principais lojas e analisar em qual você encontrará melhor custo benefício. Existem também aplicativos que comparam diferentes varejistas e podem facilitar sua tarefa.

Com este levantamento, você consegue separar quais itens comprar em cada loja e também negociar de forma mais eficaz os preços em uma unidade física.

  1. 2. Se possível, reutilize

Muitos pais se desfazem de materiais e uniformes do ano anterior sem verificar o que pode ser reutilizado. No caso de uniformes e livros, é possível aproveitar os de filhos mais velhos para os mais novos ou fazer parte de grupos de mães e pais da escola que possam vender ou trocar o que não será mais utilizado pelos filhos deles.

Continua depois da publicidade

Itens como mochila, estojo, apontador e régua também podem ser reutilizados, caso estejam em bom estado.

  1. 3. Dê chance ao atacado

Como a quantidade vendida é maior, os preços no atacado costumam ser mais baixos do que em lojas varejistas. Alguns itens possuem prazo de validade estendido e serão muito utilizados ao longo do ano – é o caso dos lápis e borrachas, por exemplo. Para eles, lojas de venda no atacado pode ser uma boa opção. Outra alternativa é se reunir com mais pais para comprar os materiais juntos e dividir os custos depois.

  1. 4. Quanto antes, melhor

Quanto antes você começar a pesquisar os preços e planejar as compras, mais tranquilo será o processo. Nas últimas semanas de férias, as lojas estão lotadas e alguns produtos são mais difíceis de encontrar.

  1. 5. Substitua alguns itens

É normal que a lista de materiais oferecida pela escola possua itens que possam ser substituídos por opções mais em conta. Se possível, você pode perguntar na reunião de pais a necessidade de alguns dos produtos que foram exigidos.

  1. 6. Envolva seus filhos nas compras

Antes de negar algum item, é importante conversar com a criança sobre a lista, explicar o orçamento da família e buscar alternativas mais baratas para o produto desejado.

  1. 7. Substitua os personagens

Ainda sobre conversar com as crianças, caso seu filho deseje todos os itens de um determinado personagem (mochila, estojo, lancheira) e isso não encaixe no orçamento, é importante explicar que ele precisa escolher apenas alguns. Você pode questionar sobre a necessidade do item e aproveitar o momento para ensiná-lo sobre como cuidar do dinheiro.

  1. 8. Negocie as condições

Pechinchar e negociar as condições de pagamento pode fazer uma grande diferença ao final da compra. Se você for comprar à vista, vela a possibilidade de um desconto, se for parcelar, fique atento aos juros e negocie.

  1. 9. Siga a lista

Com a lista em mãos, evite comprar itens que não estão inclusos ou em quantidade maior que a solicitada. Caso não haja dinheiro para levar a lista toda, priorize os materiais necessários nos primeiros meses de aula e compre os outros após o início das atividades escolares, quando as lojas costumam fazer promoções.

  1. 10. Preserve os materiais ao longo do ano

Converse com seus filhos sobre a importância de cuidar dos itens comprados e não desperdiçar materiais. Isso evita mais gastos no meio do semestre e também possibilita a que você venda ou doe os itens em bom estado para outra criança que não tenha condições de comprar.

Garanta um futuro melhor para seus filhos: abra uma conta de investimentos gratuita na XP.

Tópicos relacionados