Proteste avalia 37 cartões crédito e taxas podem chegar a 875% ao ano

Estudo foi feito com cartões de lojas de departamento, supermercados e postos de gasolina 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO –  A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) fez um estudo com cartões de lojas de departamento, supermercados e postos de gasolina para avaliar os juros do crédito rotativo. Foram analisados 37 cartões e a maior taxa encontrada foi de 875,25% ao ano encontrada nos cartões da Riachuelo e do Supermercado Sonda.

O crédito rotativo é o valor mínimo da fatura do cartão de crédito que é oferecido ao cliente, caso não tenha dinheiro suficiente para pagar o total da dívida e queira continuar com o cartão. 

O levantamento, feito no primeiro bimestre deste ano, mostra que a média dos juros rotativos desses cartões, geralmente oferecidos ao cliente no caixa na hora do pagamento, é de 432,47% ao ano. Esse valor é maior do que a média cobrada pelos bancos em fevereiro que foi de 333,9%, segundo o Banco Central (BC).

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A Proteste identificou taxas que variaram de 8,9% ao mês (178,19% ao ano) até de 20,90% ao mês (875,25% ao ano). 

Embora as lojas ofereçam vantagens como parcelamento sem juros na compra ou descontos em alguns produtos do mercado, é preciso avaliar se o cartão gera algum beneficio para você, “para isso compare a economia que ele lhe dá, veja se é superior ao custo que você tem com o cartão”, orienta a Proteste.

Todos os estabelecimentos pesquisados aceitam cartões de crédito (Mastercard e Visa). Dessa maneira, se você já tem um cartão de crédito, não precisa de um cartão da rede para adiar o pagamento das suas compras, o cartão de crédito já disponibiliza esta opção.

Continua depois da publicidade

Confira os juros do crédito rotativo de 37 cartões: 

tarifas-cartao-de-loja_(1)

Quer parar de pagar crédito rotativo? Invista! Abra uma conta na XP.

 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.