3 armadilhas da classe média que não permitem que você alcance a riqueza

Pessoas que criaram suas próprias fortunas chegaram lá porque não caíram nelas  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Gestão de finanças pessoais é essencial para sair da classe média e atingir a riqueza. Com altos custos de vida e pressões por todos os lados, as armadilhas que impedem o enriquecimento atingem a maioria das pessoas.

O primeiro passo, obviamente, é poupar. Mas como? Ao Business Insider, o especialista Ash Toumayants, da Investopedia, separou algumas dessas armadilhas, e deu algumas ideias de como evita-las. Confira:

1.    Não contabilizar alimentação

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Gastos com alimentação podem sair do controle caso não sejam racionalizados. Planejar esse consumo pode ser benéfico à saúde, além de otimizar os ganhos e gastos ao final do mês.

Faça orçamentos mensais, calcule os gastos com refeições em restaurante e minimize o que for desnecessário.

2.    Deixar de analisar os gastos com moradia

Continua depois da publicidade

Buscar o sonho da casa própria é padrão entre a maior parte das famílias no Brasil e no mundo. O problema é fazer isso sem o planejamento necessário.

Por um lado, dar entrada em uma casa e amarrar-se a parcelas pode ser prejudicial no médio prazo se não houver visão dos anos seguintes.

Em outra situação, guardar dinheiro por muito tempo para colocar mais na entrada pode ser uma boa ideia, desde que não sejam deixados de lado os fundos de emergência e a poupança para aposentadoria.

3.    Ter um estilo de vida acima do necessário

Uma das maiores armadilhas financeiras do mundo é gastar quase todos os rendimentos para manter um estilo de vida. Conseguir dinheiro não leva ninguém à riqueza quando não há controle sobre dívidas e gastos. A meta é manter as dívidas baixas enquanto ainda é possível lidar com os pagamentos sem sufoco.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney