5 dicas essenciais para ter dinheiro no bolso em 2020

Saiba como organizar suas despesas para não deixar que os gastos de dezembro influenciem em seu 2019

Equipe InfoMoney

SÃO PAULO – Compras de natal, festas de fim de ano, gastos com a manutenção do carro, rematrícula dos filhos na escola… É comum muitos brasileiros já começarem um novo ano com uma série de dívidas acumuladas do anterior.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Pensando nisso, o InfoMoney conversou com o economista Humberto Carneiro para saber qual a melhor forma de se planejar financeiramente para 2020 e como não deixar os gastos de dezembro influenciarem todo o ano seguinte.

1. Quitar dívidas

Para utilizar a renda extra do 13º salário da melhor forma é importante fazer uma lista de prioridades, segundo o economista. “Em primeiro lugar deve estar ‘negociar algum tipo de dívida’, caso haja um conjunto grande de dívidas, o ideal é zerar a mais cara.”

Também é possível aproveitar o começo do ano para sentar com o gerente do seu banco e pedir uma linha de crédito adequada para renegociar o cheque especial, por exemplo.

2. Colocar a casa em ordem – literalmente

Após negociar as dívidas, Carneiro aponta que é importante “olhar para a infraestrutura de funcionamento de sua casa, e conferir se há alguma reforma necessária.”

Dedetização, limpeza de caixa d’água ou troca da pintura são coisas que podem prejudicar a saúde de quem vive no ambiente, por isso devem ser gastos prioritários.

3. Investir

Um investimento é um gasto que gera uma receita futura. “Comprar um abajur novo, por exemplo, tem a função de embelezar a casa, mas não gera receita”, explica Carneiro. “Entrar em um mestrado, fazer um pós ou começar um MBA é um investimento que tende a melhorar sua receita futuramente.”

Para o economista, deve-se diversificar os investimentos. Ou seja, investir uma parte do seu dinheiro em renda fixa, outra em renda variável, ações, ouro, dólar, e outros títulos. “Ter aconselhamento financeiro é fundamental para que a pessoa conheça bem quais são os tipos de produtos disponíveis no mercado e qual é o mais adequado para o seu perfil.”

Outra opção interessante para o começo do ano, segundo Carneiro, pode ser começar a investir em uma previdência privada.

4. Entender qual sua relação com o dinheiro

Autoconhecimento é um ponto fundamental para uma vida financeira saudável. “O caminho é entender como você se relaciona com o seu dinheiro, se é mais impulsivo, controlado ou conservador, se tem tendência a gerar gastos sem pensar e, depois disso, começar a planejar.”

Fazer um planejamento financeiro pode ser chato e trabalhoso, especialmente para aqueles que não tem o hábito de controlar as despesas. Para o economista, nestes casos deve-se investir algum recurso para ter a orientação de alguém.

“Tentar se planejar sem ajuda é como pagar uma academia e não ir. Muitas vezes é necessário contratar um ‘personal trainer financeiro’ e adquirir o hábito de uma vez a cada 15 dias, ou uma vez por mês, parar para analisar os gastos e saber o que está acontecendo com seu dinheiro.”

5. Lembrar dos pequenos gastos

Ao fazer um planejamento doméstico é comum que se tenha uma tendência ao otimismo. Isto é, superestimar as receitas e subestimar os gastos.

“No geral, as pessoas deixam de fora do orçamento o jantar em um restaurante ou a roupa comprada por impulso, não veem isso como despesa. Ter disciplina, avaliar francamente e estabelecer metas razoáveis são os pontos principais para um bom planejamento.”

Comece 2020 investindo! Com menos de R$ 100 você pode aplicar no Tesouro Direto: abra uma conta gratuita na Rico!