Lei quer obrigar empresas a oferecer planos de saúde individuais

Operadoras que não oferecerem plano individual podem perder registro na ANS

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Para ter registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as operadoras de planos de saúde podem ser obrigadas a oferecer opções individuais em seu portfólio, estabelece o Projeto de Lei 153/2017, do senador Reguffe (sem partido-DF).

Segundo o relator, as operadoras se negam a ter opções para clientes individuais porque planos coletivos são mais vantajosos às mesmas, permitindo rescisão unilateral – desamparando o cliente – e liberdade para reajuste de mensalidade sem autorização de órgão do governo. Na semana passada, a ANS definiu a possibilidade de reajuste da modalidade individual em 13,55%.

“Os planos de saúde individuais contam com duas proteções fundamentais ao consumidor, que não existem nos planos coletivos. Nos planos individuais, o reajuste dos planos é autorizado anualmente pela ANS, não podendo as operadoras aplicar aumentos superiores aos autorizados pela ANS. Além disso, também nos planos individuais, não podem as empresas rescindir unilateralmente os contratos com os consumidores”, diz o texto do PLS.

Exclusivo para novos clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O projeto será analisado pela comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor. 

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney