Aposta no Brasil continua: rede hoteleira quer abrir 200 unidades até 2020

Maior operadora hoteleira do país, a AccorHotels está presente em 100 cidades e quer abrir 200 hotéis até 2020

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Multinacional com sede na França, a AccorHotels conta com mais de 3,7 mil hotéis, que vão do econômico ao luxo, espalhados por 94 países. No Brasil, são mais de 250, entre Sofitel, MGallery by Sofitel, Grand Mercure, Pullman, Mama Shelter, Mercure, Novotel, Adagio Aparthotel, ibis, ibis Styles e ibis budget. Segundo Patrick Mendes, CEO da AccorHotels para a América do Sul, houve alta de 2,2% nas receitas globais em 2016, em relação ao ano anterior – a companhia não divulga números regionais.

No Brasil desde 1977, o conglomerado é hoje a maior operadora hoteleira do País, com 15 mil colaboradores. “O atual momento é de recuperação do setor hoteleiro – e da própria economia, de maneira mais ampla. Mas nossa meta é chegar a 2020 com 500 hotéis na América do Sul”, afirma o executivo. Quanto ao Brasil, a AccorHotels mantém suas apostas para 2018, de acordo com Mendes – como já havia sido feito no período mais recessivo da economia. A estratégia do grupo no País é abrir 200 hotéis até 2020, em metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, mas também abranger cidades de até 300 mil habitantes, como Igrejinha (RS), Itajaí (SC) e Muriaé (MG).

“Somos líderes em operações hoteleiras no Brasil, onde estamos em mais de 100 cidades. Temos vasta oferta de hotéis, que vão do segmento supereconômico ao luxo, além de resorts e residências”, explica Mendes. “Começamos com fortes investimentos nas grandes cidades do País, como São Paulo e Rio de Janeiro, mas nos últimos anos temos expandido para o interior do País e cidades com potencial tanto turístico como de negócios. Nosso foco é ter cada vez mais capilaridade e também trazer novas marcas do grupo, focando no segmento luxo e upscale.” Nos últimos meses, segundo o CEO, foram inauguradas as unidades Adagio Aparthotel e ibis em cidades como Itajaí (SC), São Bernardo do Campo (SP) e Campinas (SP).

Continua depois da publicidade

Quanto a investimentos em 2017, Mendes diz que, contando com parcerias, foram R$ 2 bilhões para inaugurar 40 hotéis na América do Sul, dos quais 31 estão no Brasil. Sobre as projeções para 2018, a expectativa do grupo é continuar investindo por meio de parceiros locais para atingir a meta dos 500 hotéis na região até 2020. Além das novas construções, o CEO destaca o sucesso do Le Club AccorHotels, programa de fidelidade do grupo, que pode ser comprovado por sua participação no número de reservas: do total de diárias vendidas na América do Sul em 2016, 39% foram comercializadas pelo Le Club. “Hoje são mais de 3,1 milhões de associados, apenas na nossa região”, observa.

O CEO ressalta o objetivo de manter a geração de lucros a partir de uma proposta sustentável. “Sabemos do impacto que causamos com nossa atividade de negócios. Por isso, implementamos ações nos hotéis para minimizar esse impacto. Por exemplo: utilizar produtos de higiene ecologicamente sustentáveis, sensibilizar colaboradores para ações voltadas ao meio ambiente, reutilizar a água para limpeza, usar painéis solares de gestão eficiente.” O Planet 21 é o programa de desenvolvimento sustentável da AccorHotels e engloba toda a cadeia de negócios do grupo, segundo o CEO, começando pela própria construção dos hotéis, com materiais que evitam resíduos.

Mendes diz que o grupo tem programas para o desenvolvimento dos funcionários, com atividades para aperfeiçoamento profissional, social e pessoal. “Temos também programas de mentoring com gestores e colaboradores, além de enfatizar a igualdade de gênero no trabalho. E ainda promovemos treinamentos na Academie AccorHotels – que é a nossa universidade corporativa –, para aperfeiçoamento de nossas operações.”

Continua depois da publicidade

A AccorHotels completou 40 anos na América do Sul em 28 de novembro de 2017 e para celebrar a data foi lançado um livro sobre a trajetória do grupo no Brasil, inserida em uma história mais ampla, abrangendo todo o setor. O livro se chama 40 Anos da Hotelaria no Brasil. Lançado pela editora Panrotas para ser comercializado pela Livraria Cultura, servirá como fonte para estudantes do setor hoteleiro e demais interessados.

*Esta reportagem foi originalmente publicada na edição de número 67 da revista LIDE, em 12/12/2017.