Mecânico na palma da mão: startup cria app que identifica problemas no carro em tempo real

App chega ao Brasil e conta com um dos fundadores do Waze na equipe de desenvolvedores

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

Um dos fundadores do Waze promete revolucionar novamente o modo como os motoristas lidam com o transporte. Uri Levine é um dos nomes por trás do Engie – os outros nomes são Gal Aharon e Alon Hendelman –, uma solução que se conecta aos veículos para identificar milhares de falhas mecânicas. Com isso, é possível identificar problemas em potencial e evitar situações como ir ao mecânico e pagar por um serviço que não foi efetivamente feito ou que era desnecessário.

O app se conecta a um dispositivo que é instalado no carro e se comunica por Bluetooth, tendo como base o sistema OBDII, que é um sistema de diagnóstico a bordo disponível em todos os carros movidos a gasolina e álcool desde 2002 e na maioria dos veículos a diesel a partir de 2005.

Criado no ano de 2014 em Israel – assim como o Waze –, o app consegue identificar mais de 10 mil problemas mecânicos diretamente do computador de bordo do carro. Com o app, é possível ter um diagnóstico sobre as condições do motor, o consumo de combustível, a parte elétrica, entre outras informações, transformando o veículo em um carro inteligente.

Continua depois da publicidade

Para entender mais sobre a empresa e os planos no Brasil, o LIDE PLAY conversou com Fábio Vaisman, head de comunicação do Engie para a América Latina. Confira: