Por que esta tecnologia vai transformar o modo como o mercado financeiro funciona

Avanço das criptomoedas são uma pequena mostra do que a tokenização de ativos pode fazer para produtos financeiros tradicionais

Equipe InfoMoney

Importante: os comentários e opiniões contidos neste texto são responsabilidade do autor e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney ou de seus controladores

Publicidade

O mercado financeiro tem se transformado radicalmente nos últimos anos. Uma das grandes revoluções dos últimos anos foi o surgimento do bitcoin e das demais criptomoedas, trazendo como diferencial a tecnologia blockchain, uma espécie de livro contábil ultrasseguro e disponível a todo momento aos investidores.

Uma palavra-chave envolvendo a tecnologia blockchain e que deve ganhar importância significativa nos próximos anos é a tokenização de ativos. De acordo com Fábio Silva, CEO da Latoex, tokenização é todo processo de converter o direito sobre um ativo em uma linha de código rastreável e registrado na blockchain. “Uma vez que você tokeniza e cria esse ativo na blockchain, ele pode ser negociado a qualquer momento, todos os dias”, explica.

Essa tecnologia oferece possibilidades de ganhos importantes para os agentes do mercado financeiro e para os investidores, traduzindo-se em redução de custo, aumento de margem e melhorias de processos. Esse foi um dos temas da palestra de Fábio Silva durante o seminário LIDE Next Solutions. Confira, abaixo, a fala do CEO da Latoex na íntegra:

Continua depois da publicidade