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Wall St não 'curtiu' isto: Facebook perde US$ 24 bi de valor na bolsa com mudança no algoritmo

Publicações de amigos e familiares serão priorizadas frente a empresas  

Mark Zuckerberg - Facebook
(Robert Galbraith/Reuters)

SÃO PAULO – Após anunciar na noite de quinta-feira (11) uma mudança brusca em seu algoritmo, o Facebook viu suas ações caírem 4,47% na bolsa de Nasdaq nesta sexta-feira (12), fechando a US$ 179,37. Essa queda equivale a uma perda de US$ 24,2 bilhões em valor de mercado da empresa, de US$ 545,6 bilhões para US$ 521,2 bilhões da noite para o dia. De acordo com o índice de bilionários da Bloomberg, Mark Zuckerberg, CEO da empresa, perdeu sozinho US$ 2,9 bilhões. 

A mudança em questão diz respeito à priorização de postagens: cada vez mais, amigos e familiares serão postos à frente de publicações corporativas e notícias. A novidade pode até ter agradado os usuários, mas aparentemente desagradou o mercado.

O anúncio foi feito em uma postagem na noite de quinta-feira. Nela, Zuckerberg diz esperar que o tempo gasto dentro do Facebook irá diminuir, mas “será mais valioso”. Segundo ele, usuários reclamaram nos últimos meses que postagens empresariais estavam “invadindo” um conteúdo mais pessoal.

Surpreendentemente, priorizar conteúdo pessoal desta vez significa até mesmo mostrar menos conteúdo em vídeo na linha do tempo. “As páginas podem observar uma queda em seu tempo de visualização de vídeos e queda significativa no tráfego”, confirmou a publicação oficial.

Nos últimos meses, o Facebook vinha investindo pesado em vídeos, inclusive lançando recentemente a plataforma Watch para competir com a Netflix. Muitos investidores naturalmente apostaram pesado nessa aposta.

Isso porque, junto ao Google, o Facebook praticamente controla o ambiente da publicidade online mundialmente – e muitas marcas e empresas de mídia mudaram toda a estratégia de marketing recentemente para focar no digital.

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