Como a inteligência artificial pode ser utilizada no setor de segurança – sem desrespeitar sua liberdade

Para falar sobre a aplicação da IA nessa esfera, o programa F5 recebe nesta quarta-feira (4) Eduardo Ferreira Lima, diretor da Avantia Tecnologia e Engenharia

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – A inteligência artificial já começou a revolucionar o mundo, seja nas indústrias e setores que já existem quanto na criação de novas indústrias, novos serviços, novas tecnologias. 

Ainda que hoje ela já seja usada em aplicativos, fábricas e pelos próprios smartphones nas mais diversas funções, nem todas as suas possibilidades de uso são debatidas e discutidas – uma delas, como ela pode ser utilizada na segurança, tanto pública quanto privada.

Para falar sobre a aplicação da IA nessa esfera, o programa F5 recebe nesta quarta-feira (4) Eduardo Ferreira Lima, diretor da Avantia Tecnologia e Engenharia. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A empresa hoje possui um software de deep learning capaz de detectar cenas de violência nas câmeras instaladas pela cidade de São Paulo. A partir disso, os operadores são alertados e fica mais rápido tomar uma providência para o conflito, segundo Eduardo.

No Brasil, um dos polos dessa tecnologia é Recife, que tem o maior número de câmeras com o software instalado. Com exceção desta cidade, Eduardo comenta que existem muitos obstáculos para a adoção do AI neste setor por conta da crise fiscal. .

Em termos mundiais, a China é o país que mais está à frente na adoção da AI neste setor. Uma das preocupações e polêmicsa que existem, entretanto, é quanto à privacidade do indivíduo, que passa a ser constantemente observado.

Continua depois da publicidade

“Em países mais seguros, existe essa preocupação com a privacidade e liberdade do invíduo. Mas no Brasil, que é um país mais violento, essa preocupação ainda é pequena: eles preferem saber que estão sendo observados para terem maior segurança do que correr riscos”, disse Eduardo.

Outros tópicos, como a oferta de empregos na área, o uso do AI no meio privado e outras aplicações da AI também foram comentados durante o programa. Confira a entrevista completa no player acima. 

Apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Moraes e pelo especialista em Blockchain, sócio do Finlab e professor de finanças Gustavo Cunha, o programa vai ao ar a partir das 15h semanalmente.

Invista seu dinheiro da melhor maneira: abra sua conta na XP Investimentos.