Afinal, o que são as “fintechs” e o que elas representam para o mercado? Especialista responde

No programa F5 de hoje, Bruno Diniz, sócio da Spiralem Consulting, vai responder a essa e outras perguntas  

Júlia Miozzo

Publicidade

SÃO PAULO – O termo “fintech” hoje está associado às empresas do setor financeiro que são consideradas disruptivas por terem alguma tecnologia que foge do “tradicional” desse mercado.

Na própria formação da palavra, já é possível perceber que elas surgem a partir da união de “tecnologia” e “finanças”, por isso a ideia de que elas formam um nicho específico. Mas, na teoria, qual é a definição de uma “fintech” e quem são elas? No programa F5 de hoje, Bruno Diniz, sócio da Spiralem Consulting, explicou que “basicamente, as fintechs atuam no mercado financeiro usando a tecnologia para isso”.

Elas têm como conceito criar produtos financeiros inovadores e, diferente das demais instituições financeiras, focam no cliente e não em seus produtos. “Existe transparência, atendimento melhor, voltam para as necessidades do consumidor”, explicou.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

As mesmas segmentações do mercado financeiro valem para as fintechs: crédito, meios de pagamentos, investimentos e outros. São, ao todo, cerca de 12 segmento – e todos eles têm “dores” que são resolvidas pelas fintechs.

Em um contexto da América Latina, o Brasil é o país que fica na frente quando se fala de fintechs, em termos de iniciativa. Mas “peca” na regulamentação, que acontece de forma mais lenta e em etapas diferentes. O México, outro player importante da região, já têm uma regulamentação que fomenta o surgimento e crescimento das fintechs.

No F5, Bruno ainda comentou sobre como os grandes bancos e instituições reagem às fintechs, até onde elas podem ser consideradas “fintechs”, além de responder a outras perguntas. Confira a entrevista completa no player acima.

Continua depois da publicidade

O F5 é apresentado pelo professor do InfoMoney Educação Arthur Vieira de Morais e pelo especialista em Blockchain, sócio do Finlab e professor de finanças Gustavo Cunha. Ele é exibido semanalmente, sempre às quartas-feiras a partir das 15h.