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3 estratégias para estreitar o relacionamento com seus franqueados

Atuar com estratégias de relacionamento é necessário para aproximar os parceiros de seu negócio

O mercado de franquias está em plena expansão no Brasil, indo na contramão de segmentos que têm sofrido com a crise econômica que se instaurou ao longo dos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa de crescimento no setor para 2017 é entre 7% e 9%, atingindo todas as marcas, dos mais variados setores, que atuam nesse modelo comercial.

No entanto, para aproveitar o momento e o potencial da organização ao máximo, é imprescindível atuar com estratégias de relacionamento para aproximar os parceiros de seu negócio, ampliando os resultados mês a mês. Sendo assim, separamos três formas de ter um bom relacionamento com seus franqueados:

1. Escute para crescer
O primeiro e mais importante passo, apesar de óbvio, nem sempre é executado da maneira correta. Para melhorar os resultados e trabalhar o relacionamento de forma positiva, é fundamental escutar o que os parceiros falam sobre o negócio, tomando decisões e atitudes para manter essa união.

Isso mostra respeito com sua rede e é uma forma inteligente e estratégica para desenvolver novas soluções, conhecer os anseios, as demandas e as expectativas de quem trabalha ao seu lado para alavancar a marca.

2. Aposte em treinamento
O valor da companhia está na qualidade e treinamento de seus colaboradores e na soma de suas ações ante às realidades cotidianas. A capacitação dos parceiros não deve ser vista como custo, mas sim como investimento com retorno garantido.

Cursos e palestras têm boa aderência entre os franqueados e representam toda a diferença no preparo de quem trabalha na rede, podendo separar os projetos entre sucessos e fracassos. Atividades internas são boas opções, sendo que franqueados mais antigos e experientes podem dar dicas para os mais novos, demonstrando os principais pontos de atenção e valores da empresa.

3. Transparência e objetividade fazem a diferença
Tenha sempre um canal de comunicação aberto e sadio para que os franqueados entrem em contato quando necessário. Além disso, não deixe de lado a responsabilidade de participar pessoalmente de convenções, treinamentos ou palestras nos quais sua rede está presente.

A relação entre as partes deve ser de confiança, respeito e união. Mantenha a satisfação pessoal e profissional. Assim, os franqueados irão se espelhar em suas decisões e no seu perfil de liderança. Tenha em mente que a prevenção de problemas é mais eficaz do que a resolução dos mesmos.

Praticar a negociação cooperativa e proporcionar alternativas, não só em termos de produtos ou serviços, mas para tudo que envolve o empreendimento, une mais os franqueados e cria uma rede interligada de conhecimento. Seguir seus próprios padrões internos é válido, mas saber ouvir e adaptar sua linguagem, sendo mais flexível, é fundamental para o sucesso de uma rede de franquias.

*Ricardo Luiz é Gerente de Negócios da Tecvoz, empresa de tecnologia referência no mercado de Circuito Fechado de TV (CFTV). http://www.tecvoz.com.br/website/

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