SP: Junta Comercial começa a emitir CNPJ com número de registro de empresas

Na prática, o empreendedor paulista passa a obter o NIRE, o CNPJ e a IE (Inscrição Estadual), da Secretaria da Fazenda, num único processo

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – A Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) começou a emitir nesta segunda-feira (11) o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), disponibilizado com o NIRE (Número de Inscrição no Registro de Empresas).

Com a iniciativa, empreendedores interessados em abrir ou alterar seu negócio não precisarão aguardar o deferimento do NIRE na Junta para depois solicitar o CNPJ em um posto da Receita Federal. Os documentos serão analisados simultaneamente pelos servidores da Jucesp. Na prática, o empreendedor paulista passa a obter o NIRE, o CNPJ e a IE (Inscrição Estadual), da Secretaria da Fazenda, num único processo.

A expectativa é que a medida reduza de 17 para 7 dias o tempo médio de atendimento resultante da soma dos processos isolados, economizando tempo e gastos com deslocamentos, reconhecimento de firmas e autenticação de documentos.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, esse é mais um passo para que em breve a abertura e fechamento de empresas no estado sejam realizadas em um prazo máximo de cinco dias. “Essa iniciativa é uma das metas que fixamos para o governo, dentro da Política de Estímulo ao Empreendedorismo e da Micro e Pequena Empresa”, afirma.

Como funciona
O usuário acessa os sites da Jucesp e da Receita Federal, preenche e imprime os respectivos formulários. Após pagar as taxas, o interessado encaminha à Junta com ambos os formulários, acompanhados do contrato social ou do requerimento de empresário, cópia do RG/CPF dos sócios ou do titular e demais documentos, sem a necessidade de reconhecimentos de firmas e autenticação de cópias.

Após a entrega, a Jucesp irá analisar e deferir o NIRE e o CNPJ. Ao final, o usuário poderá retirar os documentos já registrados na Junta.