SP: Junta Comercial já emitiu 16 mil CNPJs desde convênio com Receita

Do total dos CNPJs emitidos pela entidade, 10.708 foram inscrições e 5.332 foram atualizações

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – A Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) emitiu mais de 16 mil CNPJs (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) durante as duas primeiras semanas em que entrou em funcionamento o convênio com a Receita Federal do Brasil.

A iniciativa, realizada desde o mês passado, pretende acelerar e facilitar a abertura ou alguma alteração de um negócio, uma vez que os documentos emitidos pelos empreendedores serão analisados simultaneamente pelos servidores da Jucesp.

Na prática, o empreendedor paulista passa a obter o NIRE (Número de Inscrição no Registro de Empresas), o CNPJ e a IE (Inscrição Estadual), da Secretaria da Fazenda, num único processo.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Do total dos CNPJs emitidos pela entidade, 10.708 foram inscrições e 5.332 foram atualizações. O total de emissões na última semana (7.256) atingiu a marca de 23% do total nacional, que foi de 30.568.

Para o presidente da Jucesp, José Constantino Bastos Jr., o número tende a aumentar nas próximas semanas devido ao período de adaptação dos usuários. “A Jucesp representa anualmente 42% do movimento das juntas comerciais do Brasil. Desse total, cerca de 70% também envolvem o CNPJ. A expectativa é que o convênio traga R$ 18,3 milhões de economia por ano aos usuários do serviço, além de reduzir o prazo de 17 para sete dias na soma dos processos isolados”.

Como funciona
O usuário acessa os sites da Jucesp e da Receita Federal, preenche e imprime os respectivos formulários. Após pagar as taxas, o interessado encaminha à Junta ambos os formulários, acompanhados do contrato social ou do requerimento de empresário, cópia do RG/CPF dos sócios ou do titular e demais documentos, sem a necessidade de reconhecimentos de firmas e autenticação de cópias.

Continua depois da publicidade

Após a entrega, a Jucesp irá analisar e deferir o NIRE e o CNPJ. Ao final, o usuário poderá retirar os documentos já registrados na Junta.

A Jucesp disponibilizou em seu site um material informativo com as principais perguntas e respostas sobre a emissão integrada do CNPJ com o NIRE. O endereço eletrônico para acessar o arquivo é: www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/downloads/faq_cnpj.pdf.