OGX procura “alternativas” após dar calote milionário em sócios

A reguladora enviou uma correspondência para a QGEP no dia 23 afirmando que havia notificado a OGX de que daria 15 dias corridos a partir da notificação para que ela comprovasse sua condição de consorciado adimplente no BS-4

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – A QGEP (QGEP3) pode se ver livre da OGX Petróleo (OGXP3), atual Óleo e Gás Participações, sua parceira no desenvolvimento do Bloco BS-4, na Bacia de Campos. A petrolífera de Eike Batista, que em breve deverá sair da empresa, pode ser excluída da sociedade, informou a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Biocombustíveis e Gás Natural). 

A reguladora enviou uma correspondência para a QGEP no dia 23 afirmando que havia notificado a OGX de que daria 15 dias corridos a partir da notificação para que ela comprovasse sua condição de consorciado adimplente no contrato de concessão do BS-4 – ou ter sua parte vendida compulsoriamente ou extinta.

A empresa é dona de 40% do campo, comprados da Petrobras (PETR3; PETR4), enquanto QGEP e Barra possuem 30% cada uma. A empresa confirmou a notificação e diz que procura “alternativas de capitalização” para cumprir os compromissos. A empresa tem o mesmo problema em outros três blocos, ES-M-472, ES-M-529 e ES-M-531, nos quais é parceira da Perenco, com 40% e da Sinochem, com 10%. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Isso significa que a OGX teria que arcar com 40% dos custos – o que não vem ocorrendo. Embora não devesse nada no momento do pedido de recuperação judicial, a OGX já deu três calotes desde então, entre novembro e dezembro, devendo R$ 73 milhões. A venda da participação de BS-4 é vista como uma das possíveis salvações para o caixa da empresa – mas a extinção do contrato é um risco para tal. 

A QGEP já havia reclamado da OGX no dia 20 de dezembro. A empresa certamente não está feliz com a parceria, que foi feita após a OGX – que já estava sofrendo problemas – comprar 40% do bloco BS-4, da Petrobras. Na época, especulou-se que a venda da Petrobras era uma manobra do governo para salvar o império de Eike Batista. Se sim, não deu certo.