Os 5 mandamentos de Warren Buffett e Charlie Munger

Um dos mandamentos é sobre não invejar outros investidores

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Algumas duplas são famosas por seu grande sucesso profissional e sintonia, seja no mundo do futebol, com duplas como o técnico Luiz Felipe Scolari e seu assistente Flávio Murtosa, ou mesmo no mundo da literatura, com personagens como o Dr. Watson e Sherlock Holmes. No mercado financeiro não é diferente, e a dupla mais famosa e bem sucedida nesse caso é, sem sobra de dúvida formada por Warren Buffett e Charlie Munger. Juntos há décadas, os dois são famosos por seu pioneirismo. O colunista William Smead do site Business Insider listou os cinco mandamentos dos investidores.

1 – Não invejarás                      
Munger: “Nós estamos muito melhor não entrando em uma cultura de inveja”. Manter sua própria disciplina enquanto outros investidores estão indo melhor que você é uma maneira efetiva de evitar a inveja.  Smead, que é assessor financeiro, afirma que não inveja os retornos de outras pessoas e espera que seus investidores mantenham o foco no longo prazo, como faz a Berkshire Hathaway.

2 – Contratarás grandes pessoas e confiarás nelas
Buffett: “Elas cometerão erros, mas teremos mais sucesso no final das contas”.  O colunista afirma que Buffett soou como o autor Jim Collins, que disse: “escolha as pessoas certas no ônibus”. É importante tentar fazer isso com os investimentos, escolher os melhores e acreditar neles.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

3 – Verás a competição como inimiga da competência
Munger: “Não tente entrar na NBA se você tem 1,57 metro de altura. Para achar um círculo de competência, compita contra idiotas. A lentidão do que fazemos faz com que poucos compitam como nosso modelo”.

Na essência, o que o colunista acha que eles estão fazendo é dizer que uma pessoa investir em uma área que é consenso é temeroso. Buffett já disse “você paga um alto preço por um consenso que anime”. Ele ainda endossou o que disse Brian Moynihan, CEO do Bank of America: “A confiança de longa duração e “lentidão” do que fazemos em nossas grandes holdings bancárias será uma fonte de sucesso futuro, em nossa opinião”.

4 – Valorizarás qualidade ao invés de quantidade
Buffett: “Esopo estava certo (mais vale um pássaro na mão do que dois voando). Fisher era qualitativo ao analisar ações, Graham era quantitativo e Charlie me convenceu de que Fisher estava certo”. O assessor financeiro afirma que seus critérios são claramente qualitativos e não enfatizam o padrão de Valor Profundo de Graham, uma vez que, a longo prazo, uma maior valorização está ligada a uma alta geração de fluxo de caixa livre e baixo capex (despesas de capital).

Continua depois da publicidade

5 – Removerás a ignorância dos investimentos
Munger: “Para investir e ter sucesso nos negócios é necessário remover a ignorância”. O colunista afirma que toda matemática necessária para ser um grande investidor pode ser aprendida até o final do oitavo ano do ensino fundamental. É importante sempre aprender, como Charlie Munger e Warren Buffett fizeram quando compraram a See’s Candy e adquiriram o conhecimento necessário para comprar a Coca-Cola depois.