Vale foi indicada por 15 corretoras em outubro; entenda os motivos

Dólar mais valorizado é uma das justificativas de analistas

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – Após três meses de forte alta, o índice Ibovespa passou por uma forte correção no mês de setembro e caiu 11,70%. Com essa mudança no cenário, muitos analistas decidiram rever suas recomendações e a Vale (VALE5) passou a ser a ação mais recomendada para outubro, com 15 recomendações diferentes.

Na sequência, aparece o papel do Itaú Unibanco (ITUB4), campeão do mês passado, com 13 indicações dessa vez – em setembro o papel recebeu uma recomendação a mais do que dessa vez.

Ação

Recomendações
Outubro/2014

Recomendações
Setembro/2014
Vale PNA 15 13
Itaú Unibanco PN 13 14
BRF 12 12
Cielo ON 12 9
Pão de Açúcar PN 10 8
Ambev 9 6
BB Seguridade 8 8
Estácio ON 8 7
Petrobras PN 7 14
Suzano PN 7 7

A BRF (BRFS3) aparece na terceira posição empatada com a Cielo (CIEL3), os dois papéis foram recomendados por 12 instituições diferentes para outubro.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A nova campeã
A Vale é a segunda maior mineradora do mundo, sendo que ocupa a primeira posição na produção de minério de ferro e a segunda em níquel. Além disso, a empresa marca presença em todos os continentes da Terra e ainda produz minério de manganês, ferro ligas, cobre, carvão metalúrgico e térmico, potássio, fosfatos, cobalto e metais do grupo da platina. A mineradora ainda participa ativamente da exploração mineral em 27 países.

A equipe de análise da corretora Lerosa, que recomenda compra para o papel, destaca os desinvestimentos da Vale em áreas não estratégicas como um fator positivo. Além disso, eles também elogiam a “boa performance operacional, com política efetiva de controle de custos e despesas e estratégia comercial acertada” da companhia.

A corretora Guide, que também recomenda o papel para outubro, destaca a queda nos preços da ação recentemente como reflexo da queda nos preços de minério de ferro. “Mesmo nesse contexto, enxergamos valor nos ativos da Vale – uma das principais companhias que podem se beneficiar de um real mais desvalorizado nos próximos meses”, relatam os especialistas.

Continua depois da publicidade

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 27 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, Bradesco/Ágora, BTG Pactual, Citi Corretora, Guide Investimentos, Coinvalores, Concórdia, Elite, Geração Futuro, Gradual, Inva Capital, Lerosa, Rico/Octo, PAX, TOV, Planner, Santander, Socopa, Solidez, Souza Barros, SLW, Um Investimentos, Walpires, Wintrade, XP Investimentos.

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em setembro, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.