Citi recomenda venda de ação com “grandes ameaças”

Há rumores de que o Cade irá rejeitar o negócio entre duas educacionais

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A equipe de análise da Citi Corretora reiterou a recomendação de venda das ações da Kroton (KROT3) após o noticiário sugerir “grandes ameaças” do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para a fusão entre a companhia e a Estácio (ESTC3).

Há rumores de que o Cade irá rejeitar o negócio entre as duas educacionais. “O mercado parece preocupado com o fato de quatro dos cinco conselheiros do Cade estarem considerando votar contra a transação”, afirma a Citi.

Apenas Cristiane Alkimin, relatora do caso, parece estar considerando aprovar a transação – com restrições para minimizar os potenciais danos competitivos da fusão. Todos os conselheiros possuem votos iguais. Cabe destacar que é possível que dois novos conselheiros entrem no Cade nos próximos dias a depender da aprovação do presidente Michel Temer.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Ficaríamos surpresos caso o Cade confirme a rejeição da operação. A última informação que temos sugere uma alta probabilidade de aprovação do negócio. Entretanto, o recente escândalo de corrupção revelado, pode sugerir uma abordagem mais conservadora sobre a transação, dada a alta exposição à mídia e tentativa de mostrar independência e ingerência para a sociedade”, avalia a Citi.

Em março, o conselho de administração da Estácio afastou o presidente da empresa, Pedro Thompon dos assuntos relacionados ao processo de fusão após denúncia anônima de que o executivo estaria articulando contra a transação.

O Cade rejeitou apenas cinco das transações pretendidas nos últimos 4 anos, ou 0,4% dos negócios analisados, e nenhum deles era relacionado ao ensino superior. O julgamento pode ocorrer até 27 de julho, mas a corretora acredita que a decisão deve acontecer a próxima reunião do Cade, em 28 de junho.