Os riscos e as oportunidades de empresas envolvidas em polêmicas

Ecorodovias e CCR estão envolvidas em acusações da Operação Lava Jato

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – O roteiro é, infelizmente, bastante conhecido dos investidores brasileiros: o nome de uma empresa – ou de grandes executivos dela – aparece envolvido em um escândalo de corrupção e as ações despencam. O preço começa a parecer bastante tentador e não há nada pessimista em seus fundamentos. Surge a dúvida: comprar ou não esses papéis diante da desvalorização?

Thiago Salomão, responsável pelo curso “Como Montar uma Carteira de Ações Vencedora”, respondeu algumas dúvidas de leitores durante a apresentação da Carteira InfoMoney e duas delas se referiam a companhias envolvidas recentemente em polêmicas: CCR (CCRO3) e Ecorodovias (ECOR3), que acumulam quedas de 22,2% e 28,2% neste ano, respectivamente. 

Reportagens publicadas no fim de fevereiro apontam que o delator da Lava-Jato, Adir Assad afirmou que uma de suas empresas, a RockStar, teria pago “comissões” à Paulo Preto, ex-diretor da Dersa, para que ele intermediasse contratos com a CCR.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O delator disse que as operações com a concessionária geraram caixa de até R$ 45 milhões entre 2009 e 2012 para a RockStar e que apresentou e-mails com notas fiscais e contratos de patrocínios superfaturados. A CCR informou que os contratos com a RockStar foram devidamente contabilizados e que os fatos apontados são alvo de investigação interna.

Quanto a Ecorodovias, a empresa também entrou no radar da Lava Jato após a Polícia Federal e o Ministério Público deflagrarem, no fim de fevereiro, uma investigação de casos suspeitos de corrupção ligados à gestão de concessões rodoviárias no Paraná. Há indicações de pagamentos “sem causa” para a companhia. A Ecorodovias nega seu envolvimento no caso. 

Salomão afirma que a CCR é “uma oportunidade de preço”, mas que não vê nenhum motivo para comprar as ações da companhia que não seja para especulação. “As manchetes de jornais vão dizer muito mais do que o valuation dela”, justifica.

Continua depois da publicidade

A mesma avaliação é aplicada para as ações da Ecorodovias. “É hora de esperar a investigação. Se comprar, que seja bem pouquinho, um dinheiro que você ão vá ficar triste se perder”, afirma Salomão. 

Quer investir em ações pagando só R$ 0,80 de corretagem? Abra sua conta na Clear

Veja a transmissão completa da Carteira InfoMoney de março no vídeo abaixo (o comentário sobre as ações polêmicas estão a partir de 55m15s):

A Carteira InfoMoney já estava disponível aos alunos do curso “Como Montar uma Carteira de Ações Vencedora” desde 28 de fevereiro (não conhece o curso? Clique aqui!). Para o público em geral, a carteira ficou disponível para download no dia 6 de março na página do guia Onde Investir 2018