Um setor na bolsa para evitar e um para investir se a esquerda ganhar as eleições

Para analistas, não é recomendável investir no setor bancário nos casos de vitória de Fernando Haddad ou Ciro Gomes  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Crédito em crescimento e inadimplência em movimento de queda são fatores que levaram o banco Brasil Plural a recomendar compra para as ações do setor bancário na bolsa brasileira. Mas essa recomendação iria pelos ares em um cenário: vitória de Fernando Haddad (PT) ou Ciro Gomes (PDT) nas eleições presidenciais.

“Apesar de as ações [de bancos] estarem parcialmente precificando a incerteza”, escreve o banco em relatório, “acreditamos que a primeira reação será uma queda abrupta [do preço das ações] através de um ‘cost of equity’ mais alto”. O ‘cost of equity’, ou custo de capital próprio, é a taxa que calcula o preço necessário para o mercado decidir se um investimento tem retorno de capital atraente – quanto mais alto, maior a compensação exigida pelo mercado (preço de risco) para considerar que o investimento em determinada empresa vale a pena.

No mais, os analistas recomendam o setor assumindo que a direita se eleja. “Nossos analistas continuam confiantes de que o ciclo de crédito está melhorando, com fortes concessões de crédito, crescimento de empréstimos em território positivo e inadimplência caindo”, escreve o Brasil Plural. “Em um cenário com Bolsonaro, achamos que bancos e outros nomes cíclicos (B3) podem rapidamente ser reclassificadas com custo de capital próprio mais baixo”.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em agosto, o crédito total cresceu 3,4% na comparação com o mesmo mês de 2017, alta de 1% ao mês. No entanto, se não fosse a queda dos empréstimos do BNDES, o sistema total teria crescido 6,2% na mesma base de comparação. A inadimplência (acima de 90 dias) permaneceu estável na comparação com o mês passado, mas caiu 0,7 p.p. em relação ao mesmo período de 2017, para 3%.

O melhor setor

A pesquisa eleitoral mais recentemente divulgada mostra vitória de Fernando Haddad em um segundo turno entre os dois candidatos mais bem colocados (ele e Bolsonaro). Neste caso, uma possível vitória da esquerda, os mesmos analistas apostam em oportunidade no setor de seguros.

A recomendação parte do pressuposto que a vitória de Haddad acarretaria em um aumento da taxa Selic – e essa categoria de empresas normalmente se beneficia de um cenário com alta dos juros. 

Continua depois da publicidade

De maneira geral, seguradoras aplicam os prêmios recebidos em ativos atrelados à taxa de juros. Quando os prêmios rendem mais, o lucro dessas empresas é maior; no cenário inverso, a cobertura dos sinistros fica comparativamente “mais cara”, porque os saques representam montantes mais expressivos do caixa.

Invista com corretagem ZERO. Abra uma conta na Clear.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney