Vale, Itaú e mais 3 pagadoras de dividendos para fevereiro, segundo a XP

Apesar de possibilidade no atraso do ciclo de dividendos da Vale, analistas acreditam que ainda deve se materializar neste ano

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A XP Investimentos divulgou a sua carteira recomendada de dividendos para fevereiro e optou por não realizar modificações na seleção de ativos. Com isso, seguem recomendados para este mês os papéis de Vale (VALE3), Itaú Unibanco (ITUB4), Aes Tietê (TIET11), Engie Brasil (EGIE3) e Equatorial (EQTL3).

Segundo a equipe de Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimentos, o setor favorito é o elétrico,  tradicionalmente defensivo e bom pagador de dividendos – o time aposta em AES Tietê e Engie Brasil. Na opinião dos analistas, Equatorial, é “uma das empresas de maior qualidade no setor elétrico”.

No que diz respeito à Vale, a equipe de Research da XP afirma que optou por manter os papéis na carteira. “Embora o ciclo de dividendos deva ser atrasado após a tragédia em Brumadinho, acreditamos que ainda deverá se materializar”, escrevem os analistas.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A carteira de dividendos da XP é formada por cinco papéis, todos com peso de 20%, e busca retorno absoluto maior do que o CDI, ou seja, próximo à taxa básica de juros (Selic), considerando o retorno da ação e os dividendos recebidos.

As principais características buscadas nos papéis que compõem a carteira da XP são: perspectiva de pagamento de dividendos contínuo e um yield atrativo; empresas que tenham uma gestão de qualidade e operem em um negócio sólido e empresas de natureza mais defensiva, que é importante para o fluxo contínuo de dividendos.

Desempenho anterior

No último mês, a carteira de dividendos da XP teve alta de 11%, contra um CDI de 0,5% e alta de 10,8% do Ibovespa. No período, as principais contribuições positivas foram Engie, que subiu 26,7%, e Equatorial, que teve alta de 18,2%.

Continua depois da publicidade

Desde o início, em julho de 2018, a carteira sobe 31,8%, resultado 28,1% acima do CDI, mas abaixo da alta de 33,9% do Ibovespa no período. Segundo a equipe de análise, a performance inferior ao Ibovespa já era esperada, dada a natureza defensiva da carteira.

Confira, abaixo, o portfólio de dividendos da XP para fevereiro. Quer investir nela? Abra uma conta – é de graça!

Empresa Ticker Peso
Itaú Unibanco ITUB4 20%
Engie Brasil EGIE3 20%
Vale VALE3 20%
Equatorial EQTL3 20%
AES Tietê TIET11 20%