Os tipos de fundos que mais renderam em janeiro, segundo a Anbima

A rentabilidade média? dos fundos indexados foi de 10,72%

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – Os fundos de ações lideraram os retornos aos investidores em 2017, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). A média de rentabilidade dos produtos do tipo Indexados – aqueles com o objetivo de replicar as variações de indicadores de referência do mercado – foi de 10,72%.

O fundo tipo Ações Índice Ativo, cuja gestão tem o objetivo de superar o benchmark, como o Ibovespa, apresentou ganhos de 9,57%.

Entre os multimercados, os destaques são os tipos Macro, que realiza operações com estratégias baseadas em cenários macroeconômicos de médio e longo prazos, e Long and Short direcional, que faz operações de ativos e derivativos ligados à renda variável, montando posições compradas e vendidas. As rentabilidades médias foram de 3,33% e 3,14%, respectivamente.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 Quer aplicar em fundos de investimentos? Clique aqui e abra sua conta na XP 

Em os fundos de renda fixa, os produtos com vencimentos mais longos se saíram melhor em janeiro. O tipo Renda Fixa Duração Alta Soberano, que investe somente em títulos públicos federais do Brasil com prazos maiores, apresentou retorno médio de 1,82% e o Renda Fixa Duração Alta Crédito Livre, que pode aplicar em papéis de risco maior e de prazos mais longos, rendeu 1,79%.

A trajetória da valorização das carteiras em janeiro foi acelerada após o dia 24 de janeiro, dia do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva do TRF-4, em linha com a dos principais benchmarks do mercado como o IMA (Índice de Mercado Anbima) e o Ibovespa.  

Continua depois da publicidade

Quer ter acesso a relatórios exclusivos sobre oportunidades de investimentos em ações, Tesouro Direto, renda fixa, fundos imobiliários, dividendos e carteiras recomendadas? Clique aqui e faça sua assinatura