As 4 melhores formas de investir tempo e dinheiro, segundo milionários e bilionários

Embora não haja uma garantia que você se tornará rico ao seguir os passos deles, são pessoas com experiência no quesito "ganhar dinheiro" 

Giovanna Sutto

Publicidade

SÃO PAULO – Grandes empresários e investidores como Warren Buffett, Mark Cuban e Barbara Corcoran, integrantes do programa Shark Tank, não se tornaram bilionários do dia para a noite. Pelo contrário: eles tomaram decisões inteligentes e fizeram investimentos certeiros ao longo de suas trajetórias – que os ajudaram a construir suas fortunas e que pode ajudar você também. 

O CNBC elencou as decisões mais importantes de 4 milionários e bilionários, e embora não haja uma garantia que você se tornará rico ao seguir os passos deles, são pessoas com experiência no quesito “ganhar dinheiro” e você pode aprender algo. 

Confira: 

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Warren Buffett: “invista em companhias que você conhece”

Se você investe em ações, “nunca faça uma aplicação em um negócio que você não entenda”, afirmou o bilionário. Mantenha seus investimentos em empresas e indústrias que você tenha familiaridade, porque no fim do dia “os riscos vêm de não saber o que está fazendo”, diz. 

Mark Cuban: “invista em você mesmo pagando suas dívidas” 

Continua depois da publicidade

O melhor investimento que alguém pode fazer é “pagar seus cartões de crédito”, diz o bilionário. “Pague qualquer dívida que você tenha”. O dinheiro economizado por não ter dívidas é melhor do que qualquer retorno que você poderia obter investindo seu dinheiro. Claro que não ter dívidas e ter a vida financeira em ordem é o primeiro passo para alcançar a riqueza. 

Richard Brason: “invista nas suas relações” 

“A chave para o sucesso nos negócios é a relação com as pessoas”, afirmou o empresário bilionário. “Não é preciso dizer que, se você cuidar e ter atenção com seus funcionários, seus clientes e seus resultados também serão recompensados”, diz. 

De fato, “as habilidades mais importantes que eu tive que aprender para ter sucesso foram as interpessoais”, diz aos 67 anos. Quanto à forma de desenvolver essas habilidades, ele indica que prestar atenção e ser um ótimo ouvinte são fundamentais. Ele ressalta que ter um bom networking é fundamental para alcançar o sucesso.

Barbara Corcoran: “invista no seu guarda-roupa”

Quando ela alugou seu primeiro apartamento em 1973, recebeu um cheque de US$ 360 de comissão, correu até a loja Bergdorf Goodman e comprou um novo casaco, diz ela. “Foi a coisa mais inteligente que eu poderia ter feito com o dinheiro porque, nele, me senti poderosa”. Segundo ela, se vestir para o sucesso pode fazer toda diferença na sua carreira. Por mais que ache que não, a aparência ainda importa no mundo dos negócios. Uma pesquisa divulgada pelo The Wall Street Journal, mostra que quando os funcionários se vestem de acordo com as ocasiões, as chances de alcançar seus objetivos aumentam. 

Quer investir seu dinheiro? Abra uma conta na XP. 

Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.