Em onde-investir / previdencia

6 dicas essenciais para você alcançar o seu sonho financeiro

Ter objetivos diversos e não saber como concretizá-los pode ser uma armadilha

SÃO PAULO – Alcançar o sucesso financeiro não é algo simples ou rápido, mas requer paciência, conhecimento e, principalmente, planejamento. Definir objetivos claros e os métodos que serão utilizados para alcança-los é fundamental, porém, é preciso ter em mente que o sucesso não vem da noite para o dia, mas ao longo prazo. Jonathan DeYoe é assessor de investimentos há 20 anos em São Francisco, nos Estados Unidos, e conta ao Business Insider o que é essencial para alcançar o sonho financeiro:

1- Invista o seu dinheiro na sua felicidade

Não caia nas pegadinhas do consumismo que ditam o que você precisa fazer ou ter para ter sucesso e ser feliz. Ao contrário disso, procure focar os seus recursos financeiros em atividades e regalias que caibam no seu orçamento, de forma a construir o seu próprio conceito de felicidade, como aproveitar as atividades ao ar livre ou se acabar em um burrito, por exemplo.

2- Invista em si mesmo desde cedo e com frequência

Se você é engenheiro ou cientista, deve ter muito conhecimento teórico nas áreas de exatas e biológicas, mas não hesite em investir o seu dinheiro em coachings e aulas que desenvolvam também as suas habilidades de comunicação e liderança. É fundamental que todo profissional continue estudando, buscando por novas designações profissionais e utilize qualquer oportunidade para conhecer novas pessoas. O dinheiro que você irá gastar para melhorar a sua capacidade intelectual, assim como, de comunicação, pode aumentar a rua renda, além de garantir um sucesso a longo prazo.

3- Crie um planejamento financeiro 

O que você quer para o seu futuro? Para começar a sua jornada, é preciso ter em mente um objetivo claro e bem definido, para que você saiba especificamente o que precisa fazer para alcança-lo. Para isso, elabore um planejamento financeiro que lide com as suas prioridades, focando no que você considera mais importante em detrimento do que pode ser deixado de lado. Procure determinar o que você está disposto a abrir mão para conquistar seu objetivo, assim como, os métodos que serão utilizados. “Planejar é a melhor forma das coisas acontecerem a seu favor”, frisa o assessor financeiro.

4- Faça da sua saúde uma prioridade

Há diversos benefícios financeiros de ser uma pessoa saudável. Além de terem mais energia, maior resistência a doenças, melhor temperamento, autoestima mais alta, melhor funcionamento do cérebro, menos fatiga e menos ansiedade, estudos mostram que pessoas saudáveis podem ganhar mais e também, gastar menos. Quando jovem, ser saudável ajuda você a ter mais energia e a focar no bom trabalho, o que pode levar a promoções e, consequentemente, aumentar a sua renda ao longo do tempo. Quando mais velho, porém, ser saudável significa ter que ir a menos médicos, tomar menos remédios e provavelmente, reduzir as despesas médicas no longo prazo ao envelhecer.

5- Tenha um portfólio diversificado e anualmente revise seus investimentos

É importante ter em mente que uma estratégia ou técnica utilizada no passado e funcionou não necessariamente se repetirá no futuro. Por isso, aloque seus ativos de forma diversificada e revise seu portfólio com o tempo para atender às suas novas perspectivas e demandas, sempre mantendo a disciplina e a paciência.

6- Tenha sempre em mente o longo prazo

Você pode não conseguir prever o resultado a curto prazo, porque os cenários da economia e do mercado são muito voláteis e estão em constante variação. Porém, a perspectiva a longo prazo permanece. Ao invés de reagir ou se desesperar com os acontecimentos pontuais, lembre-se das características de seus investimentos e siga o seu planejamento financeiro até o fim.

Homem comemorando o sucesso
(Shutterstock)

Contato