Em onde-investir / previdencia

Fundos x planos de previdência: qual é mais vantajoso?

O especialista em fundos de previdência da XP Investimentos, Henrique Pocai, explica como funciona o PGBL

SÃO PAULO - Com a atenção que a reforma da Previdência vem ganhando nos últimos meses, é natural que o investidor - preocupado com seu futuro e de sua família no longo prazo - busque por alternativas à previdência social. Fundos de investimentos e planos de previdência são algumas das principais opções de aplicação, mas qual é o mais vantajoso?

programa InfoMoney Entrevista recebe o especialista em fundos de previdência da XP Investimentos, Henrique Pocai, que mostrará cenários comparativos entre investimentos em fundos e planos de previdência para os prazos de 10 e 20 anos com os rendimentos e vantagens de cada um. Veja a entrevista completa no vídeo acima.

Planos de previdência
O que nem todos os investidores sabem é que, além da rentabilidade dos investimentos em previdência privada, é possível também economizar com o pagamento de imposto de renda em alguns casos. 

São dois tipos de Previdência existentes. O VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre), indicado para quem é isento ou declara o Imposto de Renda pelo modelo simplificado, e o PGBL (Plano de Previdência Privada), indicado para quem declara o Imposto de Renda pelo modelo completo, e contribui para o INSS. O PGBL permite o benefício fiscal na Declaração de Imposto de Renda, durante o período de acumulação.

Os valores investidos em um plano PGBL podem abater até o limite de 12% da base de cálculo do Imposto de Renda.

Pocai explica as vantagens do PGBL em relação a outros tipos de investimentos de longo prazo, como fundos de renda fixa e Tesouro Direto, como fazer portabilidade de um plano para outro mais vantajoso, e as características a serem observadas, como taxa de administração, de carregamento e a rentabilidade dos fundos. 

Para investir em fundos de previdência disponíveis na XP, clique aqui e abra sua conta

Contato