Mudança na regra da LCA pode aumentar rendimento da aplicação; entenda

O banco vai poder emprestar o dinheiro ao produtores rurais cobrando taxas mais altas - e poderá repassar isso ao investidor

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O CMN (Conselho Monetário Nacional) anunciou na última quinta-feira (31) mudanças na regra das LCA (Letras de Crédito do Agronegócio).

Dos 35% da captação que o banco precisa destinar para empréstimos aos produtores, 40% não podia ser emprestado com taxa maior do que 8,5% ao ano. Agora isso foi extinto – ou seja, o banco vai poder emprestar o dinheiro cobrando taxas mais altas.

Para a XP Investimentos, essa mudança pode beneficiar o investidor de renda fixa. Isso porque os bancos terão uma margem maior e a remuneração paga pode ficar mais atrativa.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Sem a restrição em alocar 40% do funding de LCAs com retorno limitado a 8,5% a.a, pode aumentar a predisposição dos bancos emissores em melhorar a remuneração para fomentar a captação via esse instrumento”, afirma Bruno Saads, sócio e responsável pela área de produtos de renda fixa da XP.

 Além disso, ele afirma que a oferta destes produtos também pode crescer. “Isso porque deverá aumentar a possibilidade créditos relacionados ao setor agro elegíveis para funding por meio de LCA”, diz. Invista em LCA pela XP Investimentos: abra sua conta, é de graça!

Entenda o produto

Continua depois da publicidade

A LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) é um título de renda fixa emitido por bancos e lastreado por empréstimos do agronegócio). O título costuma ter rendimento pós-fixado atrelado ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário), mas também pode ser prefixado ou então pagar uma taxa pré mais a inflação do período.

Entre as principais características da aplicação está o fato dela ser isenta de IR (Imposto de Renda) para investidores pessoa física. Então todo rendimento que o investidor tem é creditado na conta sem desconto de IR, enquanto em outras aplicações de renda fixa há cobrança de IR pela tabela regressiva.

A LCA também é garantida pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos) para aplicações de até R$ 250 mil por instituição e CPF. Isso dá tranquilidade para o investidor aplicar em títulos emitidos por bancos menores, já que em caso de problemas de solvência da instituição o FGC garante o pagamento de até este valor.

Principais riscos

Crédito
A LCA têm risco de crédito – em caso do banco não pagar o que deve ao investidor. Este risco é mitigado pelo FGC, que garante aplicações de até R$ 250 mil por instituição e por CPF.

Liquidez
Para diminuir o risco de liquidez o investidor deve ficar atento a duas informações: data de vencimento e de carência. A data de vencimento é quando o título vence e o resgate é feito automaticamente para a conta do investidor. Já a data de carência é a partir de quando o dinheiro pode ser resgatado (parcial ou totalmente), mesmo antes do vencimento do título. O prazo mínimo de carência da LCA é de três meses. Os vencimentos costumam variar entre 1 e 3 anos.

Invista em LCA com a ajuda da melhor corretora do Brasil: abra sua conta na XP – é de graça!

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip