Vale vende participação na VLI por R$ 2 bilhões para fundo da Brookfield

Acordo foi anunciado na noite de segunda-feira; com a venda, mineradora passará a ter 37,6% de participação na VLI

Reuters

Publicidade

SÃO PAULO – A Vale (VALE3, VALE5) informou na última segunda-feira que assinou um acordo de 2 bilhões de reais com um fundo gerido pela Brookfield Asset Management para a venda de 26,5 por cento de sua participação no capital da VLI, empresa de logística integrada de carga geral.

Com a conclusão da venda de participação adicional na VLI, a Vale deverá ficar com 37,6 por cento no negócio.

Em setembro, a maior produtora de minério de ferro do mundo havia anunciado a venda de 35,9 por cento de sua empresa de logística para a japonesa Mitsui e o fundo de investimentos do FGTS por 2,7 bilhões de reais.

Continua depois da publicidade

“A venda de participações no capital da VLI é consistente com a estratégia da Vale de reduzir sua exposição a ativos considerados non-core e diminuir significativamente dispêndios futuros de capital em investimentos nesses ativos”, afirmou em nota a mineradora, que busca se concentrar em ativos considerados essenciais, como os de minério de ferro.

Anteriormente, a mineradora afirmou que, tendo em vista as oportunidades oferecidas pelo mercado de logística no Brasil, a VLI possui plano de investimentos de 9 bilhões de reais ao longo do período 2013-2017, a ser financiado pelos aportes de capital, geração de caixa operacional e endividamento.

A conclusão das transações mencionadas estará sujeita às aprovações de órgãos governamentais competentes, entre eles o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), acrescentou a Vale.