Rompimento de barragem da Vale pode ser o maior acidente de trabalho do Brasil; veja outros casos no mundo

Após desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh, a polícia acusou de homicídio 41 pessoas responsáveis pelo incêndio

Mariangela Castro

Publicidade

SÃO PAULO – A lama proveniente do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho (MG), na última sexta-feira (25), já arrastou consigo 60 mortos. Das vítimas fatais encontradas até a publicação desta matéria, 8 eram funcionários da empresa.

Com mais de 290 pessoas ainda desaparecidas, o ocorrido pode se tornar o maior acidente de trabalho da história do Brasil, estimou o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo.

Até agora, o maior acidente foi a queda do Pavilhão de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte (MG), que matou 65 funcionários da Sergen – Serviços Gerais de Engenharia SA em 1971. Na tragédia, cerca dez mil toneladas de concreto caíram sobre os mais de 100 operários que trabalhavam para concluir a obra. A indenização só foi concedida a vítimas e familiares em 2014, 41 anos depois.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O segundo maior acidente de trabalho do país aconteceu em Paulínia, interior de São Paulo. Agrotóxicos utilizados pela multinacional Shell Basf contaminaram o solo, causaram a morte de 62 funcionários e afetaram mais de mil ex-trabalhadores em 2013. Hoje, os produtos são proibidos no Brasil.

Outro acidente de trabalho expressivo foi a tragédia de Mariana (MG), em 2015. Também de responsabilidade da Vale, o rompimento da barragem na região matou 19 pessoas, das quais 16 eram funcionários da mineradora.

Em 2018, o Brasil era o quarto país do mundo que mais registrava acidentes de trabalho: 1 a cada 48 segundos, perdendo somente da China, Índia e Indonésia, segundo a Organização Internacional do trabalho (OIT). Ao redor do planeta, a maioria dos acidentes acontece em indústrias, usinas e minas

Continua depois da publicidade

Confira alguns dos maiores acidentes de trabalho do mundo:

Considerado um dos piores acidentes de mineração dos últimos 20 anos, uma explosão no transformador elétrico ocasionou um incêndio durante a troca de turnos dos mineiros, que estavam a 200 metros de profundidade. 301 trabalhadores da empresa Soma Holding morreram em 2014.

Posteriormente, a polícia turca prendeu 25 pessoas sob suspeita de “negligência e descuido”. Entre elas estavam altos executivos da empresa, como o diretor de operações Ramazan Dogru, que foi condenado a 15 anos de prisão pelo caso, e o engenheiro-chefe Akin Celik, condenado a 18 anos e nove meses.

Em março de 1947, a mina de carvão n°5  de Centralia (Pensilvânia, Estados Unidos) explodiu com 142 trabalhadores, dos quais 111 morreram.

Em 2012, mais de 300 trabalhadores morreram em um incêndio em uma fábrica de material têxtil na cidade de Karachi, sul do Paquistão. O fogo teria se originado de um curto-circuito em um dos geradores elétricos da fábrica da Ali Enterprise.

No local, trabalhavam até 2 mil pessoas, algumas menores de idade, e não havia nenhuma medida de segurança contra incêndios.

Em 2013, o desabamento de um prédio de três andares que abrigava uma fábrica de tecidos em Bangladesh matou 377 funcionários, dos 3 mil que estavam trabalhando do momento. O edifício Rana Plaza abrigava também um mercado e um banco.

As condições de trabalho dos funcionários não respeitavam a legislação trabalhista da região, segundo grupos de defesa dos direitos dos trabalhadores. Na época, a Primark, rede britânica de roupas com preços reduzidos, admitiu que uma de suas fornecedoras trabalhava no local.

Em 2015, a polícia de Bangladesh acusou de homicídio 41 pessoas responsáveis pelo incêndio, incluindo Sohel Rana, o dono do Rana Plaza e alguns oficiais do governo.

Este acidente nuclear aconteceu em 1986, na Usina de Chernobyl localizada na então República Socialista Soviética da Ucrânia.

A explosão do reator 4 da usina gerou uma nuvem de fumaça radioativa que matou 47 trabalhadores, 9 crianças e, posteriormente, cerca de 4.000 pessoas, em decorrência de doenças relacionadas ao acidente, estima a Organização das Nações Unidas (ONU).