Artigos

O que faz uma corretora?

Entenda o que é uma corretora, os motivos pelos quais você precisa de uma e tudo o que ela pode fazer por você e pelo seu dinheiro.

De maneira resumida, cada corretora funciona como intermediária entre pessoas físicas e investimentos (ações, títulos, fundos, etc). Por serem especialistas no que fazem, oferecem duas grandes vantagens sobre bancos: oferecem maior diversidade de investimentos de maneira imparcial e suas taxas tendem a ser muito menores.

Como surgiram as corretoras

No Brasil não se pode negociar ações e títulos na Bolsa de Valores diretamente como pessoa física, o que deu origem às corretoras. Elas atuam intermediando as negociações entre os investidores, instituições financeiras e outros intermediários. Para serem formadas e organizadas, cada corretora necessita de autorização prévia do Banco Central do Brasil, e ainda estarão sujeitas à fiscalização da BM&FBovespa, da CVM e do próprio Banco Central.

As corretoras atuam intermediando as negociações entre investidores e instituições financeiras.

A vantagem da diversificação

Vamos para um exemplo real: o gerente do seu banco lhe telefona pois percebeu que entrou um dinheiro novo em sua conta e tenta lhe convencer a investi-lo em algum produto do banco. Essa situação é muito comum e traz dois grandes problemas: primeiro, o (a) gerente do seu banco somente vai lhe oferecer produtos do próprio banco, que não são necessariamente os melhores do mercado; segundo, como o seu dinheiro já está no banco, o que deixa tudo mais cômodo, seu banco vai cobrar taxas de administração muito mais altas do que é você encontra em outras fora do banco para produtos bem simples (aquele fundo DI com nome complicado, mas que é igual a todos os outros).

Uma corretora, por definição, trabalha com produtos de vários bancos. Com ela, você pode escolher o melhor investimento disponível para o seu perfil e não somente aqueles que o seu banco possui. E assim como acontece sempre que o consumidor tem mais opções, os produtos são invariavelmente melhores. Fundos cobram taxas menores, CDBs têm rendimentos maiores e assim por diante.

Investindo com um especialista

Em nosso guia sobre começar a investir, falamos da importância de ter uma estratégia de investimento para alcançar suas metas. Por mais que você pesquise os tipos de investimento disponíveis, o mercado muda constantemente e contar com o conselho ou mesmo a opinião de um especialista pode fazer você ganhar mais dinheiro.

Como a corretora trabalha exclusivamente com investimentos de indivíduos, uma empresa séria pode lhe oferecer assessoria financeira personalizada. Este é um serviço que somente clientes de banco com altíssima renda possuem e usufruem.

Se você planeja investir em ações, o apoio de especialistas é ainda mais importante. Relatórios de empresas e análises de mercado trazem informações cruciais. Uma equipe sólida de analistas é um dos principais critérios na escolha de uma corretora.

O mito do “investimentos são para ricos”

Muitos dos melhores gestores de fundos do Brasil, assim como bancos médios que possuem títulos muito atrativos, não possuem estruturas de varejo desenvolvidas. É fato que muitos dos melhores investimentos não estão automaticamente disponíveis para todos os investidores.

Uma corretora aglutina milhares de investidores individuais e torna-se um grande cliente para bancos de atacado, hedge funds ou bancos menores que querem distribuir fundos ou títulos.

Dessa forma, através de corretoras, investidores individuais ganham acesso a produtos que somente estavam disponíveis para clientes de altíssima renda, e que contam com escritórios particulares.

É isso mesmo. Você pode ter acesso a investimentos antes tido como “exclusivos” se operar através de uma boa corretora. Explore suas opções!

Entendi. E agora?

Agora, o próximo passo é abrir sua conta com uma corretora. Apenas uma corretora pode oferecer uma vasta variedade de produtos com taxas e rendimentos muito mais vantajosos que um grande banco e com a mesma segurança. Com isso, você consegue escolher o melhor investimento para seu perfil e necessidade, com a taxa e prazo mais adequados, contando com a ajuda de um especialista.